AssembleiaCidadaniaCongressoEducaçãoInfânciaJudiciárioPolíticaPrefeituraSanta MariaSaúdeTrânsitoUFSM

LUNETA ELETRÔNICA. Dilma e Congresso, trânsito, maioridade penal, CVI e Oreco, participação popular…

* Tem tudo para ser bem agitada a semana, na Assembleia Legislativa gaúcha, como de resto em qualquer parlamento brasileiro nos dias de hoje.

* De todo modo, são 17 as MATÉRIAS em condições de ser votadas pelos parlamentares. Quatro delas, por tramitarem em regime de urgência, trancam a pauta e precisam ser votadas antes.

* A decisão sobre quantas e quais serão apreciadas pelos parlamentares sai no fim da manhã, em reunião dos líderes partidários com a Mesa Diretora do parlamento.

* Será na quarta-feira, com a presença dos presidentes dos demais poderes, inclusive Dilma Rousseff, a posse do novo ministro do Supremo Tribunal Federal. Luís Roberto Barroso assume o lugar de Ayres Britto.

* Após as MANIFESTAÇÕES da presidente Dilma Rousseff, na tarde passada, há expectativa em torno do que se pode decidir ou não nesta terça, no Congresso.

* Afinal, pelo menos três temas importantes podem ser votados e bem encaminhados. Um deles é a questão dos royalties do petróleo pré-sal, que podem ser destinados totalmente para a educação.

* Os outros dois, um deles no Senado, têm a ver com a questão da reforma política. Entre os deputados, a minirreforma, que minimiza a lei da ficha limpa, tende a ser rejeitado.

* Já o que está no Senado, e que trata da inclusão automática de políticos na “malha fina” da Receita Federal, se for votado, será aprovado. Alguém duvida?

* A 58ª edição do Cultura na Sedufsm, que ocorre nesta quarta, às 7 da noite, vai debater um tema bastante discutido na sociedade: a redução da maioridade penal.

luneta cultura na sedufsm* Com a coordenação do professor do curso de Direito da UFSM, Jerônimo Siqueira Tybusch, a mesa será composta por quatro debatedores, que colocarão suas análises, ponderações e perspectivas.

* São convidados da Sedufsm, promotora do evento, os professores Guilherme Corrêa e Bruno Seligman de Menezes, o medico José Otávio Binato e o delegado Marcelo Arigony.

* Redução da Maioridade Penal: solução para diminuir a violência?’ é o tema proposto e o debate ocorre no auditório da Seção Sindical dos Docentes da UFSM, na André Marques 665, com entrada franca.

* Santa Maria está entre as comunas gaúchas a não cumprir a meta da Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil. Que, por isso, foi prorrogada até 5 de julho.

* Segundo dados do Setor de Vigilância Epidemiológica da Superintendência de Vigilância em Saúde do Município, durante a campanha, 12,4 mil crianças haviam sido vacinadas. Isso significa 85,88% da meta de Santa Maria: 14,5 mil crianças.

Entrou em funcionamento, nesta segunda, o novo sistema semafórico na esquina da Avenida Presidente Vargas com a Rua Appel.

* Com os semáforos instalados, e o canteiro central aberto, os motoristas que trafegam pela Appel podem atravessar a Presidente ou até mesmo converter à esquerda, na avenida.

* Os motoristas devem ficar atentos, pois também foi alterado o sentido da Professor Teixeira entre as ruas Visconde de Pelotas e Appel.

* Isso ocorre justamente para possibilitar retorno e conversão à esquerda na Presidente Vargas. Assim, motoristas que desejarem converter à esquerda na Appel poderão entrar na Professor Teixeira para fazer a manobra.

* Essa é bem legal, cá entre nós. Numa iniciativa da CVI, com a participação da secretaria municipal de esportes, foi revitalizado o Ginásio Oreco.

Grafitagem no Oreco. Iniciativa da CVI, que deu uma nova cara ao Ginásio (foto Divulgação)
Grafitagem no Oreco. Iniciativa da CVI, que deu uma nova cara ao Ginásio (foto Divulgação)

* É o projeto “Vamos Colorir o Brasil”. Mais de cem pessoas, entre comunidade do próprio bairro e funcionários da empresa, trabalharam no cuidado aos equipamentos urbanos do Ginásio e seu entorno.

* Isso incluiu os aparelhos de ginástica, bancos e a pista de skate. Já a fachada do prédio se transformou em um verdadeiro cartão postal com a grafitagem do Grupo Sub-solo Arte.

* Seguem, nesta semana, as assembleias do Processo de Participação Popular, iniciativa do Governo do Estado e que já prepara as demandas das comunidades para o Orçamento de 2014.

* Nesta terça, as atividades são em São João do Polesine, às 6 da tarde, na Câmara de Vereadores. Já para a quarta-feira estão previstas duas assembleias.

* Às 9 e meia será em Quevedos, no Pavilhão Católico. Às 7 da noite o encontro é preparatório à assembleia de Santa Maria. Será na zona Norte.

* Outras duas reuniões ocorrem na quinta dia 26. À 1 da tarde em Dilermando de Aguiar. Às 6 da tarde em São Martinho da Serra. Por fim, no sábado, a assembleia é em Dona Francisca, a partir das 2 da tarde, no Clube Franciscano.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo