LUNETA ELETRÔNICA. Dilma e Congresso, trânsito, maioridade penal, CVI e Oreco, participação popular…

* Tem tudo para ser bem agitada a semana, na Assembleia Legislativa gaúcha, como de resto em qualquer parlamento brasileiro nos dias de hoje.

* De todo modo, são 17 as MATÉRIAS em condições de ser votadas pelos parlamentares. Quatro delas, por tramitarem em regime de urgência, trancam a pauta e precisam ser votadas antes.

* A decisão sobre quantas e quais serão apreciadas pelos parlamentares sai no fim da manhã, em reunião dos líderes partidários com a Mesa Diretora do parlamento.

* Será na quarta-feira, com a presença dos presidentes dos demais poderes, inclusive Dilma Rousseff, a posse do novo ministro do Supremo Tribunal Federal. Luís Roberto Barroso assume o lugar de Ayres Britto.

* Após as MANIFESTAÇÕES da presidente Dilma Rousseff, na tarde passada, há expectativa em torno do que se pode decidir ou não nesta terça, no Congresso.

* Afinal, pelo menos três temas importantes podem ser votados e bem encaminhados. Um deles é a questão dos royalties do petróleo pré-sal, que podem ser destinados totalmente para a educação.

* Os outros dois, um deles no Senado, têm a ver com a questão da reforma política. Entre os deputados, a minirreforma, que minimiza a lei da ficha limpa, tende a ser rejeitado.

* Já o que está no Senado, e que trata da inclusão automática de políticos na “malha fina” da Receita Federal, se for votado, será aprovado. Alguém duvida?

* A 58ª edição do Cultura na Sedufsm, que ocorre nesta quarta, às 7 da noite, vai debater um tema bastante discutido na sociedade: a redução da maioridade penal.

LUNETA ELETRÔNICA. Dilma e Congresso, trânsito, maioridade penal, CVI e Oreco, participação popular… - luneta-cultura-na-sedufsm* Com a coordenação do professor do curso de Direito da UFSM, Jerônimo Siqueira Tybusch, a mesa será composta por quatro debatedores, que colocarão suas análises, ponderações e perspectivas.

* São convidados da Sedufsm, promotora do evento, os professores Guilherme Corrêa e Bruno Seligman de Menezes, o medico José Otávio Binato e o delegado Marcelo Arigony.

* Redução da Maioridade Penal: solução para diminuir a violência?’ é o tema proposto e o debate ocorre no auditório da Seção Sindical dos Docentes da UFSM, na André Marques 665, com entrada franca.

* Santa Maria está entre as comunas gaúchas a não cumprir a meta da Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil. Que, por isso, foi prorrogada até 5 de julho.

* Segundo dados do Setor de Vigilância Epidemiológica da Superintendência de Vigilância em Saúde do Município, durante a campanha, 12,4 mil crianças haviam sido vacinadas. Isso significa 85,88% da meta de Santa Maria: 14,5 mil crianças.

Entrou em funcionamento, nesta segunda, o novo sistema semafórico na esquina da Avenida Presidente Vargas com a Rua Appel.

* Com os semáforos instalados, e o canteiro central aberto, os motoristas que trafegam pela Appel podem atravessar a Presidente ou até mesmo converter à esquerda, na avenida.

* Os motoristas devem ficar atentos, pois também foi alterado o sentido da Professor Teixeira entre as ruas Visconde de Pelotas e Appel.

* Isso ocorre justamente para possibilitar retorno e conversão à esquerda na Presidente Vargas. Assim, motoristas que desejarem converter à esquerda na Appel poderão entrar na Professor Teixeira para fazer a manobra.

* Essa é bem legal, cá entre nós. Numa iniciativa da CVI, com a participação da secretaria municipal de esportes, foi revitalizado o Ginásio Oreco.

LUNETA ELETRÔNICA. Dilma e Congresso, trânsito, maioridade penal, CVI e Oreco, participação popular… - luneta-prefeitura-cvi

Grafitagem no Oreco. Iniciativa da CVI, que deu uma nova cara ao Ginásio (foto Divulgação)

* É o projeto “Vamos Colorir o Brasil”. Mais de cem pessoas, entre comunidade do próprio bairro e funcionários da empresa, trabalharam no cuidado aos equipamentos urbanos do Ginásio e seu entorno.

* Isso incluiu os aparelhos de ginástica, bancos e a pista de skate. Já a fachada do prédio se transformou em um verdadeiro cartão postal com a grafitagem do Grupo Sub-solo Arte.

* Seguem, nesta semana, as assembleias do Processo de Participação Popular, iniciativa do Governo do Estado e que já prepara as demandas das comunidades para o Orçamento de 2014.

* Nesta terça, as atividades são em São João do Polesine, às 6 da tarde, na Câmara de Vereadores. Já para a quarta-feira estão previstas duas assembleias.

* Às 9 e meia será em Quevedos, no Pavilhão Católico. Às 7 da noite o encontro é preparatório à assembleia de Santa Maria. Será na zona Norte.

* Outras duas reuniões ocorrem na quinta dia 26. À 1 da tarde em Dilermando de Aguiar. Às 6 da tarde em São Martinho da Serra. Por fim, no sábado, a assembleia é em Dona Francisca, a partir das 2 da tarde, no Clube Franciscano.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *