ColunaObservatório

OBSERVATÓRIO. O instante em que a Câmara piscou

O que mostra a foto é o ápice. O fato gerador é mesmo a subserviência

Até onde vai o bestunto (e o arquivo) do colunista, e olha que faz muuuito tempo, não há registro de reunião de vereadores que tenha saído fora da sede do Poder – com exceção daquelas sessões especiais realizadas em regiões específicas da cidade. É quase como um cidadão abdicar de se encontrar na própria casa.

Pois isso aconteceu, nesta semana, no Legislativo da boca do monte. Não se está aqui, necessariamente, dizendo que poderia ser de outra forma, diante das circunstâncias. Mas é, obviamente, a humilhação total de um poder. Haverá quem diga, não sem razão, que faltou comando. É. Pode ser. Mas não apenas.

O fato é que, por mais que as circunstâncias (e elas são importantes, na análise) tivessem conspirado, ainda assim, símbolos devem, precisam, ser preservados. Mesmo que às custas da impopularidade eventual. A democracia pressupõe isso, também. Respeito absoluto ao rito.

É óbvio que os manifestantes têm total legitimidade. Foram feridos. E muito. Mas a constatação, bastante nítida, é que o Poder piscou. E, portanto, se reduziu.

Não se pessoaliza, aqui. Não é o caso. Inclusive porque, nesse momento, não é um, não são dois, nem mesmo meia dúzia, mas o todo. Este ficou um pouco menor, nas últimas semanas. E o que aconteceu a partir de terça já havia ocorrido antes, por conta de uma  óbvia subserviência ao Executivo, que é a raiz de toda a crise de identidade perceptível até mesmo a um olhar menos atento. Esta semana foi, simplesmente, o ápice.

Pena. Pena mesmo.

EM TEMPO: esse texto foi produzido no final da madrugada de ontem, em que o pedido de reintegração de posse era apenas uma ameaça. Terá sido concretizada?

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. por conta de uma óbvia subserviência ao Executivo, que é a raiz de toda a crise de identidade perceptível até mesmo a um olhar menos atento. Esta semana foi, simplesmente, o ápice.
    Olhar, ATENTO, de quem conhece…”o jogo” de Xadrez

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo