Câmara de VereadoresPolíticaPrefeituraSanta MariaTragédia

CPI DA KISS. Prefeito envia síntese do depoimento que concederia. Claro que, nele, faltam as perguntas

kiss seloO prefeito Cezar Schirmer está tornando público a síntese do depoimento que pretendia conceder à CPI da Kiss, na última quarta-feira, se a audiência para a qual fora convidado acontecesse. Se trata, obviamente, de documento importante, na medida em que coloca as posições do comandante do Executivo.

Há, porém, uma questão relevante. Como o depoimento não foi colhido pela Comissão, não se sabe quais as perguntas que seriam feitas, por exemplo, pela oposição (nada a temer em relação ao edis da CPI, de resto todos governistas) e, menos ainda, as respostas que daria. E também é evidente que, se for colocado no relatório final, nele faltará o contraponto.

Em relação ao depoimento não dado, e também o link para seu conteúdo integral, que, de resto é jornalisticamente muito importante, acompanhe material produzido pela assessoria de imprensa do Gabinete do Prefeito. O texto é de Luiz Otávio Prates. A seguir:

Prefeito encaminhou à Câmara de Vereadores, nesta segunda, a síntese de depoimento que seria prestado à CPI

O prefeito Cezar Schirmer encaminhou à presidência da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), na tarde desta segunda-feira (1), um ofício com a síntese do depoimento que seria dado à CPI. O documento foi protocolado na Câmara de Vereadores devido à impossibilidade do chefe do Executivo em prestar o seu depoimento à comissão, na quarta-feira (26), em virtude da ocupação do Legislativo. “Embora a legislação e a jurisprudência me autorizarem ou não a comparecer a esta CPI, ainda assim, fiel ao meu compromisso de transparência e busca da verdade, compareceria voluntariamente”, diz o prefeito em um trecho do documento.

O documento de 27 páginas está ancorado em seis pontos considerados fundamentais pelo prefeito: Legislação pertinente ao fato; Recursos repassados pela prefeitura ao Corpo de Bombeiros; Procedimentos relativos à concessão de alvarás e licenças; Documentos, cronologia e atos referentes à boate; Exemplos da ação fiscalizadora da prefeitura publicadas na imprensa; e Condições de trabalho oferecidas aos servidores e à fiscalização. “Mesmo sendo impossível o meu comparecimento pela ocupação ilegal do plenário desta Casa Legislativa, ainda assim, sinto-me no dever de encaminhar a V.S. a síntese do meu depoimento que gostaria de ter feito”, salienta.

O chefe do Executivo ainda lastimou o não comparecimento à CPI. “Lamentando não poder comparecer pessoalmente para prestar todos os esclarecimentos, por razões alheias a minha vontade, de Vossa Senhoria e desta Casa, desejo reiterar meu compromisso com a verdade, a lisura, a seriedade, a apuração plena da verdade, sem partidarismo, sem facciosismo, sem acirramento dos conflitos, sem sensacionalismo, com equilíbrio e serenidade tão necessários neste momento, em nossa cidade, que precisa retomar suas atividades com a colaboração detodos, unindo esforços para a reconstrução dos nossos lares, nosso futuro e nossos sonhos”, finaliza o documento encaminhado à vereadora Maria de Lourdes Castro.”

PARA LER A ÍNTEGRA DO OFÍCIO, CLIQUE AQUI.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

17 Comentários

  1. A CPI da Farsa já tinha mandado as perguntas para o chefe???
    Que tal???
    Mas isto não é depoimento é entrevista, onde as perguntas são enviadas com antecedência e o assessor de imprensa é que retorna o questionário respondido.
    Parece que é uma aberração?? ou não??
    Por falar nisto, a CPI da Farsa, não irá convidar o ex-secretário Mânica que tem muitas, mas muitas informações para contribuir com o “bom” trabalho dos edis????

  2. Concordo com o Felipe D`Onofrio, para mim o Schirmer é tão inocente sobre e a Kiss, quanto Lula para o mensalão.
    Como ele diz, as justificativas para as 242 mortes, estão postas.
    Será que ela, a procuradora do município, tem foro privilegiado?
    Nosso prefeito radicalizou
    (Tanta ignorância, muita baixaria, vergonha de ter nascido nesta terra)

  3. OK, é uma síntese do depoimento… Em tempos de futebol, é um fair-play com a sociedade! Mas é a primeira vez que vejo um depoimento (mesmo sendo síntese) sem o inquiridor. E sem as perguntas da oposição. Tá bom, as leis permitem… Mesmo assim vejo uma pequena pitada antidemocrática.
    Foi um fair-play….
    Só que o carrinho legítimo, porque foi na bola (e a regra é clara), que o povo deu com a ocupação da Câmara deveria ligar o sinal de alerta dos gestores.
    Se não foi ligado ainda, acredito que teremos um replay do lance em todos os ângulos. Afinal, em tempos de internet, todo celular é uma câmera e uma janela para o mundo.
    Como diz o editor: “Volto amanhããã”

  4. Bom, a declaração e justificativa do senhor prefeito estão postas…mas não observo a declaração da procuradora do município, que deporia no mesmo dia do senhor prefeito. Será que ela tem foro privilegiado?

  5. Ele queria ter a câmara cheia de CCs, nunca iria com espaço ocupado pelo povo.
    Com a desculpa de insegurança queria retirar pessoas da câmara.

  6. @Everton Maciel
    “surrealista[editar]. As características deste estilo: uma combinação do representativo, do abstrato, do irreal e do inconsciente.”
    Sintese, perfeita, do momento..

  7. “Lamentando não poder comparecer pessoalmente para prestar todos os esclarecimentos, por razões alheias a minha vontade”

    A única razão foi o acovardamento do presidente da câmara, pois a ocupação em nada iria atravancar o andamento das atividades da casa. O Plénário estava desocupado e limpo para tal todas as manhãs durante a ocupação.

  8. “síntese do depoimento que concederia.”
    Onde estão às perguntas????
    E à oposição, alcaide..²?? quais questionamentos que fez ,faz, insiste em fazer..??
    E Associação das Vitimas, nada disse??

  9. Essa gente não se cansa de produzir provas contra si.
    Caso alguma pergunta fugisse do roteiro a resposta seria: não conheço, não me falaram, não é comigo, etc. etc.

  10. Será que não irá aparecer uma outra gravação com os componentes da CPI indo na prefeitura para saber quais perguntas poderiam ser feitas? Talvez não precisassem ir até a prefeitura, sobre o conteúdo das perguntas o próprio procurador da Câmara já resolveria.

  11. Página 20: Alvará Sanitário vencido em 31/03 2012 que recebe Ok no dia 19/04/2012

    Só isto merece a sindicância que até o Mânica pediu.

  12. Página 1, item 3:
    secretaria de meio ambiente, veja quem é o gerente de licenciamento ambiental: CC
    Desta secretaria saiu uma licença
    Todos acima são CCs., nao foi a toa que a policia indiciou o secretario.
    Primeira MENTIRA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo