EconomiaEconomia Solidária

ECONOMIA SOLIDÁRIA. A caminhada pela Paz e a homenagem a D. Ivo e às vitimas da tragédia da Kiss

Homenagem às vítimas da tragédia, uma das marcas da Caminhada pela Paz que, como...
Homenagem às vítimas da tragédia, uma das marcas da Caminhada pela Paz que, como…

Como já se tornou tradicional, antes mesmo da abertura oficial (leia nota posterior, mais acima) dos eventos da Economia Solidária aconteceu nesta quinta-feira a Caminhada pela Paz e Justiça Social. Neste ano, duas homenagens especiais: uma a Dom Ivo Lorscheister, o idealizador do Projeto Esperança/Cooesperança, catalizador do apoio a esse segmento, e às vítimas da tragédia da Boate Kiss. Acompanhe os detalhes, com as fotos de Maiquel Rosauro. A seguir:

Por BRUNA GARBIN, assessora de comunicação da Cáritas/RS

Pautas sociais e homenagens levam milhares de pessoas para a 9ª Caminhada pela Paz

selo ecosolMovimentos Sociais, Levante da Juventude, grupos de Economia Solidária, sindicatos, cooperativas, estudantes, e a população de Santa Maria caminharam na tarde de hoje (11) pelas ruas da cidade, na 9ª Caminhada pela Paz e Justiça Social. A caminhada que tradicionalmente antecede a abertura oficial da Feicoop reuniu milhares de pessoas na Praça Saldanha Marinho e foi até o Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter.

Durante o trajeto que seguiu pela Rua do Acampamento, Avenida Nossa Senhora Medianeira até Centro, muitas falas conduziram a multidão. A coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança, irmã Lourdes Dill, agradeceu a participação de todos e reafirmou que outro mundo é possível. “A feira é uma amostra de que outra economia pode existe. Temos que multiplicar essa ideia e lutar para que a Economia Solidária seja um direito dos trabalhadores”.

Com cantos de luta e palavras de ordem, os participantes manifestaram sua insatisfação com serviços como saúde e educação, tidos como direito dos cidadãos. “Essa luta é nossa, é a luta do povo. É só unidos que constrói um Brasil novo”, cantavam, mostrando apoio a grande paralisação e mobilização que marcou este dia 11, em todo o Brasil.

Passando pelo Santuário Basílica Nossa Senhora da Medianeira, a caminhada parou para homenagear o mentor da Economia Solidária em Santa Maria, Don Ivo Loscheiter. Esperando pela homenagem, estava a Irmã Terezinha da Silva, de 92 anos. Emocionada ela conta que foi Trazida para a cidade por Dom Ivo, para trabalhar com a Classe operária. “Estou muito feliz por ver essa homenagem, pois a mais de trinta anos vim para cá, trazida por ele, quando começamos a construção do santuário, como objetivo de fomentar o trabalho com a classe operária”.

Chegando, no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, local onde está O 2º Fórum Social, 2ª Feira Mundial de Economia Solidária e 20ª Feicoop. A caminhada também homenageou as vítimas da tragédia da boate Kiss. “Queremos nos solidarizar, não só com quem perdeu parentes e amigos na tragédia da boate Kiss, mas sim com todos que os perderam por motivos banais. Também, com os jovens que ainda sofrem com os ferimentos, com os país que ainda não puderam voltar a trabalhar pois estão cuidando de seus filhos. Queremos justiça”,  ressaltou o presidente da AVTSM (Associação de Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria), Aderbal Alves Ferreira. Balões brancos foram soltos em memória as vítimas.”

... nas edições anteriores dos eventos, antecedeu à abertura oficial, no Terminal Dom Ivo
… nas edições anteriores dos eventos, antecedeu à abertura oficial, no Terminal Dom Ivo

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo