EconomiaEconomia Solidária

ECONOMIA SOLIDÁRIA. Encontro de Formação, nesta terça, vem antes do Fórum e da Feira Mundial

Montagem do grande palco da Economia Solidária também já começou, no Terminal Dom Ivo
Montagem do grande palco da Economia Solidária também já começou, no Terminal Dom Ivo

O ponto alto da Feira Mundial e do Fórum Social Mundial da Economia Solidária, ninguém duvida, começa na quinta-feira, inclusive com a abertura e a realização da Caminhada pela Paz – este ano consorciada também à homenagem às vítimas da tragédia de janeiro.

No entanto, desde esta terça-feira já há atividades que constam da programação, como você pode conferir no material a seguir:

Por MAIQUEL ROSAURO (texto e foto), assessor de imprensa dos eventos

selo ecosolPrimeiro evento de Economia Solidária inicia nesta terça-feira em Santa Maria

Inicia nesta terça-feira, 9 de julho, a partir das 14h, o Encontro Nacional dos Centros de Formação em Economia Solidária (CEFS). O evento será realizado no Instituto Magnificat (Legião de Maria), Rua Ernesto Becker, 1786, em Santa Maria. O encontro faz parte da programação do 2º Fórum Social, 2º Feira Mundial de Economia Solidária e 20ª Feicoop.

De acordo com o assessor nacional da Cáritas Brasileira e coordenador geral do projeto CFES Nacional, Luiz Claudio Mandela, o objetivo do encontro é construir o percurso formativo dos núcleos temáticos para o resgate e fundamentação das bases teóricas do desenvolvimento solidário e sustentável. Além disso, será elaborado um plano de trabalho e construção de um termo de referência para a sistematização dos processos formativos.

– Um painel que ocorrerá na tarde desta terça-feira abordará os núcleos temáticos e sua importância para o fortalecimento da Economia Solidária – acrescenta Mandela.

Cerca de 35 representantes de todas as regiões do país irão participar do encontro no Instituto Magnificat. Esta atividade se encerra na quinta-feira, 11.

Reunião – Nesta segunda-feira, 8, às 19h, seria realizada no Banco da Esperança uma reunião entre diretores de sindicatos, pastorais e movimentos sociais.  O objetivo: organizar a 9ª Caminhada Mundial pela Paz e Justiça Social, prevista para quinta-feira, 11, na Praça Saldanha Marinho, em Santa Maria, a partir das 14h.

O ato irá seguir pela Rua do Acampamento, Avenida Nossa Senhora Medianeira e Rua Heitor Campos até o Centro de Referência Dom Ivo Lorscheiter, local em que serão realizados os eventos de Economia Solidária. Representantes de movimentos sociais, estudantes, trabalhadores, Levante da Juventude e a Associação de Pais e Familiares das Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (ATVSM) estarão na caminhada. Durante o percurso irão ocorrer homenagens ao ex-bispo de Santa Maria, Dom Ivo Lorscheiter, e às vítimas da tragédia na boate Kiss.

A meta do Projeto Esperança/Cooesperança, que organiza os eventos, é reunir 80 mil pessoas apenas na caminhada. Já para a Feira que segue até domingo, 14, a expectativa é que 200 mil pessoas compareçam durante os quatro dias de evento.

Sebrae, BNDES, Petrobrás, Sesampe do Governo Estadual e Senaes do Governo Federal patrocinam os eventos de Economia Solidária. No Fórum deste ano, serão comemorados os 10 anos da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), 10 anos do Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES) e 30 anos de Economia Solidária da Cáritas Brasileira.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo