DestaquePolítica

BASTIDORES. Morte de produtor rural repercute na Câmara Municipal e novo membro de CPI da Corsan

Adelar Vargas completa trio 100% governista que investigará ações da Corsan

Guilherme Badke criticou despreparo de brigadianos em abordagem que resultou na morte de produtor rural

Por Maiquel Rosauro / Com foto de TV Câmara/Reprodução

A morte do produtor rural Valdemar Both, 54 anos, durante uma abordagem do 2º Batalhão Ambiental da Brigada Militar de Santa Maria, na terça-feira (1º), repercutiu na Câmara Municipal. Nesta quinta (3), o vereador Guilherme Badke (Republicanos) criticou a atuação dos policiais.

“Este não é um discurso contra a Brigada Militar, contra a Polícia Ambiental ou contra os policiais que honram sua farda. Este é um discurso contra o despreparo, ausência de protocolo e irresponsabilidade do Estado”, disse Badke.

O parlamentar também criticou outras ações do estado que não estão relacionadas à segurança pública, mas que prejudicam a vida dos produtores rurais. Ele citou, por exemplo, a Ponte de Arroio Grande caída há mais de um ano e o pagamento de pedágio para conseguir se locomover e vender seus produtos.

Sem defesa

O vereador João Ricardo Vargas (PL), oriundo da Brigada Militar, se manifestou na sequência. Ele disse que não se posicionará antes do inquérito policial, mas deixou claro que a corporação realizará uma investigação rigorosa.

“O que não podemos é generalizar. Se não, a comunidade do interior enxergando qualquer viatura vai ficar com medo”, disse Vargas.

O parlamentar também destacou que a Brigada Militar não admite erros e que existem técnicas apropriadas para abordagem e para uso de armamento.

O caso

A fatalidade ocorreu na Estrada do Radar, no Distrito de Palma, na zona rural de Santa Maria. Um Inquérito Policial Militar (IPM) será instaurado para apurar os fatos.

Pelas imagens captadas por câmeras de segurança da residência, o homem retorna a um galpão, bastante alterado com a abordagem. Em seguida, ouve-se gritos para que ele “deite” e, na sequência, três tiros e mais gritos da vítima, já baleada.

CPI

A nova Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Corsan já está instalada. Seu último membro foi conhecido nesta quinta (3): Adelar Vargas (MDB).

O colegiado – composto por três parlamentares governistas – está assim constituído: Sérgio Cechin (PP), presidente; Adelar Vargas, vice-presidente; e Guilherme Badke, relator.

A finalidade da CPI é investigar o contrato firmado entre Prefeitura e Corsan, licitação para abertura feita para a construção da obra da adutora para trazer mais água da barragem Rodolfo Costa e Silva para resolver a falta de água em Santa Maria, PPCI de hidrantes e investigar possível descumprimento das obrigações previstas no contrato, conforme Resolução Normativa nº 66/2022 e o Termo Aditivo para Adequação do Contrato de Programação nº 289 ao regimento de Concessão de Serviços Públicos e Outras Avenças e respectiva Consolidação.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Questão toda é se acontecer uma seca prolongada, não há nada que indique que não vai acontecer, a agua captada no rio e na barragem seriam suficientes para abastecer a urb. Para não chegar la na frente e acontecer racionamento e falarem que ‘não foi previsto’.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo