Câmara de VereadoresPolíticaPrefeituraSanta MariaTragédia

ESTÁ FEIA A COISA. A CPI acabou, sem ter iniciado. Um presidente enfraquecido. E o prefeito que… Bem…

Vamos começar descartando o que já está certo:

1) A CPI da Kiss acabou. Aliás, nem começou, como bem sabemos. E nem interessa mesmo que o prazo final é esta quinta, 4 de julho. Um relatório haverá de ser produzido – quem sabe até incluindo o DEPOIMENTO unilateral e a distância do prefeito, como você leu aqui nesta noite. E será aprovado. Não interessa. Não chegará a lugar algum, exatamente como se sabia. Enganou-se quem quis. Ou não lê este sítio.

2) A Câmara de Vereadores, como poder, em função da CPI e suas decorrências, inclusive o ápice, a ocupação de seis dias encerrada no fim da manhã passada, se apequenou. Mesmo os bom edis (e eles existem, sim, no governo e na oposição) terão que lutar bastante para reerguer o parlamento.

3) Personagens que tinham brilho se esvaíram. Exemplo? Maria de Lourdes Castro, que reclamou numa entrevista pós-eleição (que o editor ouviu, ninguém contou) da baixa votação. Esperava, talvez, coisa de 5 mil votos. Ficou bem aquém, e estrilou com… os seus não-eleitores. Bueno, ainda assim tinha sonhos políticos dos grandões. Tinha. Uma gravação assombrada apareceu pelo caminho e…

4) O governo está por começar. Faz seis meses, já. Isso deve acontecer a qualquer momento, antes de dezembro de 2016. O editor aposta que será agora em julho. Mas figuras de proa da comunidade, como se cogitava, não estão a fim de encarar. E se o prefeito ouvisse o que o editor escuta (com o compromisso de não publicar, claro), ficaria beeem preocupado.

5)… 5)… Bem, fiquemos por aqui, do que é conhecido.

Agora, vamos para as dúvidas. São pelo menos duas. Uma no Legislativo, outra no Executivo. Ambas acabam se ligando, de todas as maneiras. A saber:

1) É DE TODOS conhecido desde o final de semana, como o sítio publicou, que os edis governistas querem a renúncia de Marcelo Bisogno. Que disse ao editor, às 2 da manhã desta segunda-feira, pretender ficar até o final do mandato. Não há hipótese de sair, foi o que deixou suficientemente claro ao sítio.

Não há por que duvidar. Exceto que a realidade dos fatos, aquela mesma que praticamente obrigou o Procurador Robson Zinn a se retirar (porque quis, como ele fez questão de REALÇAR em inúmeras entrevistas desde os primórdios da manhã desta segunda – e como já havia antecipado nos jornais de final de semana), pode fazer Bisogno mudar de ideia. Se ficar, porém, terá dificuldades para administrar a base governista. Inclusive porque os 9 mil votos das urnas, no Legislativo, são um só. O dele. Que não é necessário para a maioria governista, aritmeticamente falando.

Eis a dúvida: como vai se dar a relação entre os parlamentares – do governo entre si, e destes com a oposição, acusada, pelo Procurador (sem que tivesse sido desmentido por seus companheiros de governo) de manipular (ok, ok, o termo pode ter sido outro, mas o sentido é este mesmo) a ocupação e suas lideranças extrapartidárias? O editor daria um dos seus escassos fios de cabelo para saber a resposta.

2) ERA DADO como certo, no rearranjo do governo da comuna, a partir da reforma administrativa, que o PDT manteria a secretaria de Mobilidade Urbana, hoje tendo como titular o presidente da sigla, Miguel Passini. Mas, com os acontecimentos recentes, vai manter? Se depender do presidente do PMDB, o partido do prefeito, certamente não. Mas, sabe como é, tem a tal governabilidade.

E volta-se ao início: a prefeitura não precisa do PDT para garantir maioria parlamentar. Pois é, mas isso é hoje, e no futuro? 2014, por exemplo. E 2016, então? Aliás, em se falando de Prefeitura, como será a correlação de força dos partidos, que, afinal, ajudaram o prefeito a se eleger? Ninguém sabe. Talvez nem o prefeito. Talvez.

E PARAMOS POR AQUI. Há dúvidas periféricas, embora importantes, que merecerão notas a parte, a qualquer momento. Mas um fato é inequívoco.

A condução absolutamente canhestra (por mais que se diga o contrário, do ponto de vista oficial) do pós-tragédia é, em grande parte, responsável pela justa ira das famílias das vítimas da Kiss. E elas, com ou sem partidos ao lado, desempenharão papel preponderante no que quer que se faça em Santa Maria. E por muito mais tempo do que se pode imaginar. Lembre-se das mães da Praça de Maio, ali do lado, na Argentina. Ponto.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

9 Comentários

  1. Lembrando que em 2000 Marcelo Zappe Bisogno, foi eleito vereador pela primeira vez, pelo PT, com aos 26 anos. Obteve 1.695 votos, sendo o quarto colocado no partido. Mandato de 2001 a 2004.

    Fonte:
    => http://www.camara-sm.rs.gov.br/?conteudo=exvereadores
    => A trajetória dos radialistas políticos em Santa Maria/RS: do rádio de serviços ao
    assistencialismo – Janine Marques Passini Lucht ESPM-SP UMESP

  2. @jose luis reghelin
    Tem pessoas, que juram terem presenciado, “ela” espreitando, na praça junto ao palacio rosa.

  3. E pensar que um dos mentores da CPI da farsa, aquele que convenceu os edis a conduzirem, aquele que elaboraria o relatório final da mesma não indicando ninguém, foi vítima da Criatura.
    Aquela que ele ajudou a parir.
    A Criatura engoliu o Criador.
    Mas a limpeza ética precisa continuar na câmara.
    Os edis que participaram da farsa precisam repor do próprio bolso o dinheiro gasto nesta farsa.
    E o restante dos edis (também pais da Criatura)e que pariram a CPI da Farsa, também precisam ser responsabilizados.
    E se a Criatura chegar no Palácio Rosa???

  4. Acho que o Bisogno saiu menor do que entrou. Se fosse o PDT reuniria as tropas e pensaria uma alternativa digna, porque Bisogno e Passini são um caos… A Maria de lourdes tem que cuidar para não perder o mandato, porque a falta de ética é total. E a oposição deve garantir apoio ao Bisogno para sangrar ainda mais a situação…
    Em relação ao palacete da SUCV, diria para o prefeito esquecer os “nomes” da comuna e colocar gente que trabalhe realmente, para tentar salvar sua imagem. Afinal é tudo que restou a ele.

  5. Sintese analitica, verdadeira e clara do que esta acontecendo.
    Não podemos esquecer o sabio ditado popular.
    “Cuidado, por que a situação quando esta muito ruim..pode piorar.”

  6. Bem de CPI, não adianta falara mais ja esta desmoralizada, não sei como seus componentes vão conseguir ficar nas seções plenarias com o povo olhando, agora vai a pergunta quando o prefeito vai começar a administrar a cidade, só fazendo aconchavo para se manter no governo, com secretarios imcompetentes, as ruas da cidade não da para andar, se cuida prefeito o povo esta de olho depois não chora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo