EducaçãoUFSM

UFSM. Conselhos respaldam resultado das urnas e nome de Burmann para reitor será enviado ao MEC

Burmann respaldado também nos Conselhos
Burmann respaldado também nos Conselhos

Como tem sido a praxe e a tradição desde que começou a ser realizada a eleição direta para reitor, os conselhos superiores da instituição respeitam a vontade popular e encaminham o nome do vencedor (e outros dois, para cumprir a lei) para nomeação do ministro da Educação. Vale para reitor e vice, aliás.

Foi o que aconteceu,mais uma vez, agora, como relata material produzido e distribuído pela assessoria de comunicação da UFSM. Acompanhe:

Conselhos superiores da UFSM respaldam resultado da Consulta à Comunidade para escolha do reitor e vice-reitor

O resultado da Consulta à Comunidade para escolha do reitor e vice-reitor da Universidade Federal de Santa Maria, realizada nos dias 2 e 3 de julho, foi respaldado na manhã desta quinta-feira (25) pelos conselhos superiores da instituição. Em duas sessões ampliadas, integrantes do Conselho Universitário (Consu), Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e Conselho de Curadores definiram os nomes para compor as duas listas tríplices, uma para reitor e outra para vice-reitor, para envio ao Ministério da Educação.

O diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Paulo Afonso Burmann, e o professor do Centro de Ciências Rurais (CCR) Paulo Bayard Dias Gonçalves, que obtiveram 46,80% dos votos na Consulta à Comunidade, foram os mais votados também nas sessões ampliadas dos conselhos. Os demais nomes foram inscritos na plenária, pouco antes da votação, que foi por meio de cédulas. Os escrutinadores foram escolhidos entre os próprios conselheiros.

Burmann e Bayard encabeçam as duas listas tríplices. A tendência é de que o ministro, Aloizio Mercadante, acate o contido na lista e nomeie o primeiro colocado para reitor, mais votado pela comunidade universitária e pelos conselhos superiores. A posse será em Brasília. O reitor empossado, após retornar à UFSM, dá posse ao pró-reitor de Gestão de Pessoas, que, por sua vez, dará posse ao vice-reitor e às demais autoridades administrativas da universidade.

Resultado da votação dos conselhos superiores


Lista para reitor:
1 – Paulo Burmann: 53 votos
2 – Clovis Guterres (professor do CE): 4 votos
3 – Martha Adaime (diretora do CCNE): 3 votos
Brancos: 3 votos
Nulos: 11 votos
Total: 74 votantes


Lista para vice-reitor:
1 – Paulo Bayard: 50 votos
2 – Rudi Weiblen (professor do CCR): 6 votos
3 – Cristina Nogueira (professora do CCNE): 5 votos


Brancos: 2 votos
Nulos: 13 votos
Total: 76 votantes”

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Significativo o número de nulos nos Conselhos. Vamos ver se Burmann convence os 53% que não votaram nele e agrada os 46% que apoiaram o voo mais alto.

  2. Claudemir, tem um detalhe que passou batido no material da Coordenadoria de Comunicação da UFSM, mas que é significativo. Os nomes que acompanham o professor Burmann na lista são dos dois vices das outras eleições. A professor Martha em 2009 e o professor Clóvis Guterres em 2005.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo