LUNETA ELETRÔNICA. Os Pereiras, UFSM e região, voto secreto, AP 470, PSOL, mulheres solidárias…

* As alas que se consideram mais à esquerda no PT decidiram não fechar acordo com as demais correntes e terão seu candidato a presidente do partido, em Santa Maria.

LUNETA ELETRÔNICA. Os Pereiras, UFSM e região, voto secreto, AP 470, PSOL, mulheres solidárias… - luneta-pt

Os Pereiras, Sidnei e Vanderlei, disputam a presidência do PT/SM em novembro

* O nome escolhido é o do ex-candidato a vereador, Vanderlei Pereira. Que, com certeza, vai marcar posição, pois as chances que tem de derrotar seu oponente, Sidnei Pereira, são, no mínimo, muito escassas.

* Pereira, o Sidnei, que é do PT Amplo (Paulo Pimenta), terá o apoio também da Unidade na Luta Democrática (Valdeci Oliveira) e PT de Lutas e de Massas (Fabiano Pereira).

* Estarão, no entanto, todos separados no pleito para o Diretório Municipal. Aí, como você leu AQUI em primeira mão, na noite desta quarta, serão quatro chapas distintas.

* O pleito , que acontece em novembro, permitirá saber, afinal, qual o cacife de cada uma das correntes internas do PT, na boca do monte. Aguarda-se acirrada campanha.

* Quem também vive um clima de disputa interna é o PSOL. O partido realizou, no domingo, plenária que elegeu os delegados locais ao Congresso Estadual do Partido. 68 filiados participaram do encontro.

LUNETA ELETRÔNICA. Os Pereiras, UFSM e região, voto secreto, AP 470, PSOL, mulheres solidárias… - luneta-psol

Mesa que dirigiu debate do PSOL. Congresso é em 18 de outubro (foto Gregório Mascarenhas)

* Além de fazerem uma homenagem a Sandra Feltrin, ex-presidente que morreu em janeiro, os psolistas se dividiram em três grupos distintos, no pleito interno.

* Ao final, sete delegados foram eleitos: três do grupo liderado por Tiago Aires, dois dos apoiados por Carolina Barin e Marcius Fuchs e dois pela chapa liderada por Gilmar Correa. Cada uma recebeu, respectivamente, 25, 24 e 19 votos dos militantes.

*  A UFSM  formaliza nesta sexta-feira convênios de extensão com dois municípios da região: Agudo e Dilermando de Aguiar.

*  Os acordos têm como objetivo assessorar as prefeituras a “elaborar e executar ações de extensão de natureza socioambiental e no âmbito das políticas públicas”, como informa a Coordenadoria de Comunicação Social da UFSM.
* A assinatura  ocorre às 4 da tarde, no gabinete do reitor, Felipe Müller, com a presença dos prefeitos Valério Trebien (Agudo) e Jaime Lima da Silva (Dilermando de Aguiar).

* Tem sessão ordinária na Câmara de Vereadores, nesta quinta. Aparentemente ainda atordoado pelos últimos acontecimentos, nada há de relevante a ser discutido, como se percebe à leitura do Boletim Legislativo 51/2013.

* Na Ordem do Dia prevista só há requerimentos, inclusive cinco moções de apoio. Emoção, se houver, portanto, só mesmo nas manifestações a partir da tribuna.

* A votação do Supremo Tribunal Federal, que julga a possibilidade de “embargos infringentes” à Ação Penal 470 (também conhecida como processo do Mensalão) foi interrompida na tarde desta quarta.

* Até agora, votaram seis ministros. Quatro favoráveis aos “embargos” e dois contra. Se aprovados, haverá a possibilidade até de novos julgamentos, para alguns réus.

* Sabe o fim do voto secreto, obrigatório para qualquer decisão no Congresso, e que foi aprovado na Câmara dos Deputados, semana passada? Pois é, vai demorar um pouco mais para ser definido também pelo Senado.

* Nesta quarta, um pedido de vista do senador Eduardo Lopes, do PRB carioca, adiou a decisão na Comissão de Constituição e Justiça.

* Na verdade, na verdade, está com cara de jogada ensaiada. A ideia é modificar o que os deputados aprovaram, quem sabe obrigando o voto aberto apenas para casos de cassação de mandato. A conferir.

* Nesta quinta e também na sexta acontece em Porto Alegre, o 3º Encontro da América Latina e Caribe de Mulheres da Economia Solidária.

* Com uma ampla programação (AQUI), que começa com música, cerca de 600 mulheres, 50 vinculadas ao Projeto Esperança/Cooesperança, de Santa Maria, estarão presentes.

* Pra fechar: você conhece algum filiado ao Partido Republicano Progressista (PRP)? Nem o editor. Mas há nove deles em Santa Maria, segundo o Tribunal Superior Eleitoral.

* E as ideias? Bem, essas, se estiver interessado, poderá conhecer. O PRP vai ocupar cinco minutos no rádio e na televisão, na noite desta quinta, em rede nacional: a partir das 8 no rádio e das 8 e meia na TV.



5 comentários

  1. Claudemir Pereira

    |Author

    À LEITORA CLARICE. Seu comentário não foi apagado. Ele não foi publicado. E nem será. Críticas políticas são sempre bem-vindas. Outras questões devem ser tratadas no foro adequado. Que não é aqui. Lamento.

  2. Clarice Mainardi

    E VIVA A DEMOCRACIA !!!! Porisso essa quantidade de gente mal intencionada e corrupta ocupando cargos. E diga-se de passagem com o seu aval.

    • Claudemir Pereira

      |Author

      O EDITOR faz uma sugestão à leitora CLARICE, pela qual tem o máximo respeito. Por que não publicar, na página DELA no Facebook, o mesmo comentário que pretendia ver publicado aqui. Nesse caso, ela será inteiramente responsável pelo processo. É muito cômodo, penso, querer atingir alguém se utilizando de outro. E a democracia, que existe, sim, neste site, respeita a lei.

  3. Clarice Mainardi

    Não tenho face, queridinho !!!! SE não, com certeza já o teria feito.Tá nervoso, pq? E cômodo é publicar somente o q interessa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *