ColunaObservatório

OBSERVATÓRIO. A primeira referência geográfica a indicar que aqui será a Santa Maria da boca do monte

Isso é história!

15 de abril de 1787 – O capitão de engenheiros e astrônomo Dr. José de Saldanha, comandando a 1ª Subdivisão da Comissão Demarcadora de Limites da América Meridional, atinge o Rincão de Santa Maria, em terras da estância do Pe. Ambrósio José de Freitas, indo acampar na margem Ocidental do Passo do Arroio de Santa Maria, hoje Passo da Areia, sobre o Arroio Cadena.

(Segue-se descrição do aspecto físico do local, atualmente ocupado pela cidade de Santa Maria, com observações de Beltrão)

Esta é a primeira referência histórica ao local ocupado pro Santa Maria e seus arredores. Essa vasta extensão de terra foi doada em sesmaria a Francisco Antônio Henriques de Amorim, dois anos depois, isto é, em 1789, e em seguida vendida ao Pe. Ambrósio José de Freitas, passando a ser conhecida por estância do Pe. Ambrósio.

Deve ser anotado que Saldanha não registrou a existência de nenhum povoamento no local, que em 1797 será escolhido para acampamento da Comissão Demarcadora”.

(Da terceira edição do livro “Cronologia Histórica de Santa Maria e do extinto município de São Martinho”, de Romeu Beltrão)

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo