‘BALADA SEGURA’. A parceria em favor da cidadania

‘BALADA SEGURA’. A parceria em favor da cidadania - balada-segura1

Após assinatura do convênio, a camiseta do programa que, convenhamos, ajuda a cidadania

Estão envolvidos: Prefeitura, Detran, Brigada Militar, Polícia Civil e Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito. Vamos combinar: esse tipo de acordo, independente de qualquer coisa, traz benefício para o cidadão. É, no caso, o “Balada Segura”, programa que tem como foco sensibilizar a população e coibir o uso do álcool no trânsito.

Em Santa Maria, tudo começou nesta quarta-feira, com a assinatura de convênio entre Estado e Município, e até uma blitz educativa aconteceu. Mas, o que é mesmo tudo isso? Confira no material produzido pela assessoria de imprensa do Gabinete do Prefeito. O texto é de Luiz Otávio Prates, com foto de Carlos Roberto Nunes. A seguir:

Balada Segura: prefeito assina convênio para implantação do programa em Santa Maria. Operação iniciou nesta terça

O prefeito Cezar Schirmer assinou, nesta quarta-feira (2), o convênio para a implantação da Operação Balada Segura, em Santa Maria. O programa, que já havia sido apresentado aos cidadãos, há pouco mais de um mês, entrou em vigor nesta noite e visa desenvolver ações fiscalizatórias e educativas no trânsito da cidade. “Hoje é um dia muito, muito especial para a nossa cidade. Estamos trazendo este programa para Santa Maria na convicção de que não só vamos salvar vidas, mas vamos educar para o trânsito e para a cidadania”, comentou Schirmer.

O chefe do Executivo foi além e lembrou o caráter fiscalizatório e de prevenção que o Balada Segura traz para o trânsito da cidade. “Este programa tem muitos significados. Eu diria que tem o processo educativo, que é fundamental, mas também de prevenção e de fiscalização”, reiterou. Por outro lado, o prefeito lamentou o elevado número de acidentes. “Eu fico estarrecido com os números que são citados relativamente às vítimas do trânsito. Isto é um sintoma da sociedade permissiva que vivemos”, disse.

O diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran/RS), Leonardo Kauer, salientou a importância do compromisso da instituição com o programa no município. “Quero depositar muitas das minhas esperanças e expectativas de que o povo vai contar muito com o esforço da prefeitura, do Governo do Estado, mas, mais do que isso, dos próprios cidadãos. Desejo pleno êxito para o Balada Segura aqui em Santa Maria”, comentou, ao lado do presidente da Câmara de Vereadores, Marcelo Bisogno.

De acordo com ex-diretor-presidente do Detran e atual secretário de Estado de Administração e Recursos Humanos, Alessandro Barcellos, o Balada Segura abordou, desde sua criação, há três anos, mais de 77 mil condutores. E, deste universo, 93% dos motoristas aceitaram fazer o teste de etilômetro, sendo que 3% apresentaram alguma alteração no organismo. “Há uma mudança de comportamento dos condutores com a presença dos agentes do programa”, explicou o secretário…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *