Santa MariaTragédia

IDEIA DIFERENTE. Kiss ganhará documentário. Mas, acredite, viés é o das vítimas, jamais do “espetáculo”

Cinco depoimentos. Um deles de Adherbal Ferreira, pai de Jennefer, morta em 27 de janeiro
Cinco depoimentos. Um deles de Adherbal Ferreira, pai de Jennefer, morta em 27 de janeiro

Paulo Nascimento e Luiz Alberto Cassol estão à frente do projeto. O que já é uma garantia de qualidade. Ainda assim, o editor confessa: quando convidado a oferecer seu depoimento (e está tudo muito bem explicado por que), ficou meio reticente. Afinal, está entre os jornalistas (e a grande maioria, ainda bem, pensa assim) que acredita não ser notícia.

No entanto, quando a proposta foi detalhada, impôs-se a aceitação. E, mais que isso, instalou-se um orgulho muuuito grande por ser lembrado. Ah, do que se está falando? Disso, que o jornal A Razão está publicando neste final de semana, e que foi objeto de NOTA no sítio há coisa de 10 dias. O texto e a foto são de Luiz Roese. Confira:

Está nascendo um documentário sobre a tragédia da Boate Kiss

A quinta e a sexta-feira foram de muito trabalho para o cineasta Luiz Alberto Cassol em Santa Maria. Ele veio à cidade para gravar depoimentos prévios que podem servir de base para um documentário sobre a tragédia da Boate Kiss. Ele será o diretor da produção. Para as gravações dos últimos dias, ele foi acompanhado pelos produtores Paulo Nascimento e Leonardo Machado.

“Para este documentário, queremos fugir de todo e qualquer sensacionalismo e das questões política e judicial a respeito da tragédia. Queremos dar voz aos pais”, explica Cassol. Na quinta-feira à noite, foi gravado o depoimento do jornalista Claudemir Pereira, na condição de alguém que noticiou o incêndio na Kiss e, ao mesmo tempo, como assessor de comunicação do Hospital de Caridade, lidou com a prestação de informações aos familiares das vítimas.

Na sexta-feira, também foi entrevistado o presidente da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), Adherbal Ferreira, pai de Jennefer, que morreu no incêndio da Kiss aos 22 anos. Outra pessoa que participou de uma entrevista prévia foi Carina Correa, mãe de Thanise, outra vítima da tragédia. 

O material gravado na quinta e na sexta agora vai ser analisado pela equipe de produção, para que eles decidam se vai fazer parte do documentário. Ainda devem ser entrevistadas uma sobrevivente e uma avó de vítima, ambas fora de Santa Maria.

A expectativa dos cineastas é finalizar o documentário até janeiro de 2014. Cassol é santa-mariense, e Paulo Nascimento é formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Já Leonardo Machado, porto-alegrense e ator da Rede Globo, tem aproximado sua ligação com a cidade desde que participou das filmagens do longa “Os Senhores da Guerra”.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo