ColunaObservatório

OBSERVATÓRIO. Florisbela é a primeira batizada

Isso é história!

17 de fevereiro de 1798 – O capelão da Partida, Pe. Euzébio de Magalhães Rangel e Silva, celebra o primeiro batizado no Oratório do Acampamento de Santa Maria da Boca do Monte. Chama-se a batizanda Florisbela, filha legítima de Mathias José da Costa, natural da Ilha de São Miguel, Açores, e de Maria Cabral, da Vila do Bom Jesus do Triunfo, neta paterna de José Vieira e Quitéria da Costa, da Ilha de São Miguel, e materna de João Cabral, de Paranaguá, e Maria Faria, de Laguna (Bispado de Maria, Batismos de Cachoeira, Livro I).

O Pe. Euzébio fora antes vigário de Triunfo, Taquari e Rio Pardo. Após a dissolução da Partida, em 1801, foi levado para as Missões por José de Saldanha e morreu em 1806, como vigário de São Borja.”

(Da terceira edição do livro “Cronologia Histórica de Santa Maria e do extinto município de São Martinho”, de Romeu Beltrão)

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo