TRABALHO. Municipários prometem parar na quarta. Na capital, vereadores papeiam com presidente do IPE
Já está na Câmara de Vereadores projeto de lei enviado pelo Executivo da comuna e que, se aprovado, permitirá a negociação em torno de adesão dos servidores municipais ao plano de saúde do Insituto de Previdência do Estado (IPE). É a base legal necessária para permitir eventual acordo entre as partes.
Mas os municipários querem bem mais que isso. Na verdade, o objetivo é fazer com que a Prefeitura amplie a contribuição patronal, hoje estacionada em algo como R$ 370 mil mensais. Os municipários, reunidos em assembleia convocada pelo sindicato da categoria, na semana passada, decidiram-se pela paralisação dos trabalhos por um dia, nesta quarta-feira. Mais: pretendem se concentrar na Praça Saldanha Marinho, exatamente em frente ao Palacete da SUCV, onde fica o gabinete do prefeito.
Enquanto isso, noutra frente, já avança nas conversas com o IPE, na capital. Foi o que aconteceu nesta segunda-feira, com a intermediação do deputado estadual Valdeci Oliveira. É da assessoria de imprensa do parlamentar, o material a seguir, assinado por Tiago Machado. Acompanhe:
“Valdeci intermedeia encontro com direção do IPERGS
O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) intermediou o encontro de uma comitiva de vereadores santa-marienses com o diretor-presidente do Instituto de Previdência do Rio Grande do Sul (IPERGS), Valter Morigi, em Porto Alegre, nesta segunda (30). O presidente da Câmara Municipal, Marcelo Bisogno (PDT), e os vereadores Luciano Guerra (PT) e Manoel Badke (DEM) vieram a capital tratar da possibilidade do IPERGS realizar convênio com a Prefeitura de Santa Maria e assumir o plano de saúde dos servidores municipais locais.
O presidente esclareceu a Valdeci e aos vereadores que a Prefeitura ainda não fez contato oficial com o instituto a respeito do tema. Ele também informou que existe uma resolução do Conselho do IPERGS que veda a realização de convênios com municípios desde 2011. Ele citou, inclusive, que devido a esta resolução não foi possível a realização de convênio do órgão com a Prefeitura de Porto Alegre, a qual manifestou interesse na parceria.
Morigi sugeriu à comitiva santa-mariense a realização de um encontro com os membros do Conselho do IPERGS. O deputado Valdeci agendou o encontro para às 8h desta terça-feira (1º). “O IPE-Saúde tem uma rede estruturada em Santa Maria para realizar um convênio deste porte. Mas cabe ao Conselho deliberar sobre o tema”, afimou o presidente.”
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.