ColunaObservatório

OBSERVATÓRIO. Maneco Pedroso pega em armas

Isso é história!

 “Julho de 1801 (data indefinida) – Diante dos rumores de guerra entre Portugal e Espanha, Manuel dos Santos Pedroso Filho, conhecido por Maneco Pedroso, estancieiro no Sarandi, reúne 20 companheiros e começa a hostilizar os castelhanos. Toma de assalto a Guarda Castelhana de São Martinho, que entrega a uma guarnição da Guarda Portuguesa de São Pedro, ou do Passo dos Ferreiros, sob o comando do Alf. André Ferreira de Andrade, e faz uma incursão em Cima da Serra, atacando postos castelhanos e arrebanhando gado. Assim teve início a homérica façanha da conquista das Missões, que não conseguiram os exércitos e tratados em quase dois séculos.

1º ou 2 de agosto – Borges do Canto, Lara e seus companheiros chegam à Guarda Espanhola de São Martinho, conquistada dias antes por Maneco Pedroso e guarnecida por uma força portuguesa a mando do Alf. André Ferreira de Andrade, suborginada ao Cap. Francisco Barreto da Fonseca Pereira Pinto, comandante da Guarda Porgutuesa do Passo dos Ferreiros.”

(Da terceira edição do livro “Cronologia Histórica de Santa Maria e do extinto município de São Martinho”, de Romeu Beltrão)

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo