OBSERVATÓRIO. Morre o pai de Maneco Pedroso
Isso é história!
“25 de maio de 1798 – Morre, em sua estância, na costa do Vacacaí-Grande, imediações de Restinga Seca, o Alf. Manuel dos Santos Pedroso, pai de Manuel dos Santos Pedroso Filho (Maneco Pedroso), o herói da Conquista das Missões. Nasceu em Curitiba, em 1738. Serviu sob as ordens de Gomes Freire, na campanha decorrente do Tratado de Madri, em 1750, e foi o descobridor do Rio Peperi-Guaçu, que de muito serviu a Rio Branco na discussão dos limites Brasil-Argentina…
…Morreu solteiro, deixando com a mulher Isabel Maria três filhos: Antônio, que morreu degolado, em Corrientes…; Manuel, que foi o bravo Maneco Pedroso, e Salvador, que se dedicou às lides Campeiras. Em seu testamento… instituiu seus três filhos naturais como herdeiros universais dos seus bens.”
(Da terceira edição do livro “Cronologia Histórica de Santa Maria e do extinto município de São Martinho”, de Romeu Beltrão)
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.