ColunaObservatório

OBSERVATÓRIO. Você sabe quem foi o Cadó? Saiba, ele foi um cara muito popular nos primórdios da cidade

Isso é história!

29 de setembro de 1799 – Nasce, em Santo Amaro (RS), Maximiano José de Oliveira, figura proeminente na crônica santa-mariense até meados de 1850, tendo prestado grandes benefícios à povoação. Emprestou seu nome a primeira denominação da atual rua Floriano Peixoto, que se chamava Travessa do Maximiano, oficialmente, e Beco do Cadó, na voz do povo. Cadó foi um tipo popular, especialista em conduzir os leilões de ofertas nas festas religiosas. Morreu Maximiano a 8 ou 9 de março de 1855

11 de julho de 1801 – Nasceu, em Rio Pardo, Inácio Teixeira da Cerqueira César, um dos primeiros povoadores do município de Santa Maria. Era filho de Manuel Antônio Teixeira Cerqueira César… É o tronco dos Teixeiras do município.

Inácio desempenhou vários cargos administrativos, fez a Revolução Farroupilha como major e morreu a 29.8.1903, com 102 anos, em sua estância do Pau Fincado.”

(Da terceira edição do livro “Cronologia Histórica de Santa Maria e do extinto município de São Martinho”, de Romeu Beltrão)

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo