ColunaObservatório

OBSERVATÓRIO. Mundão de projetos em 2 sessões

Sessões extras e serões? Bem, só assim, para vencer a pauta (foto Ana Bittencourt/AI.CV)
Sessões extras e serões? Bem, só assim, para vencer a pauta (foto Ana Bittencourt/AI.CV)

Está marcada para dia 26, tão logo o Papai Noel deixe seus presentes na casa de todos nós em geral, e dos vereadores em particular, a sessão em que que os parlamentares da comuna vão tratar, exclusivamente, da eleição para a Mesa Diretora da Câmara.

Mas, perguntará o incauto leitor, mais preocupado com as atividades cotidianas do Legislativo, e o trabalho, digamos, normal, como vai? Não se sabe. Exceto que, antes desse dia específico, só há duas chances ordinárias (no sentido de em acordo com a ordem) para se apreciar (e aprovar ou rejeitar) algum projeto. A menos, claro, que reuniões extras sejam acordadas.

Aliás, é provavelmente o que irá acontecer. Mesmo que o prefeito resolva sancionar na íntegra o que foi aprovado pelos edis, no que toca ao Orçamento da comuna. O fato é que há um punhado de propostas, na maioria (pelo menos as importantes, meeesmo) oriundas do Palacete da SUCV. E são, goste-se ou não, o grande motor do trabalho parlamentar. Este, pelo menos em 2013, ficou mesmo concentrado nas comissões especiais e nas Frentes, criadas em doses planetárias.

O fato é que, tendo o ano inteiro para enviar seus projetos, o Executivo os concentrou, pelo menos os de fato importantes (noves fora a ainda não completada reforma administrativa), nesse período final. E mesmo algumas questões dos próprios edis não foram resolvidas. Bem, pelo menos esse colunista não esqueceu do imbróglio Anita e sua recusa de participar de uma subcomissão de Ética.

Objetivamente, porém, o que há disponível, em termos de tempo, para a Câmara, são apenas duas sessões plenárias ordinárias, mais exatamente as da próxima semana. Logo, ou realizam reuniões extraordinárias e um serão prolongado em cada uma, ou a pauta simplesmente não será vencida. É a cronologia. Conseguirão mudá-la? Eis a questão.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo