ColunaObservatório

OBSERVATÓRIO. Saiba qual o nome já citado para a futura Controladoria Geral da comuna de Santa Maria

Luneta

PSB ainda espera a nomeação da enfermeira Evanir Mello para uma coordenadoria da pasta de Saúde. É o restante do seu quinhão político no segundo mandato de Schirmer.

Mas já foram nomeados, e ocupam seus cargos há algum tempo, dois dirigentes do partido: Paulo Ritta e Célia Horquem.

Ele é secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e ela é chefe de gabinete da secretaria de Relações de Governo e Comunicação.

A criação da Controladoria Geral, cinco depois de prevista na primeira reforma administrativa, ainda nos primórdios da gestão inicial de Schirmer, já provoca apetitas os mais diversos.

Faz sentido. Afinal, são três Cargos de Confiança graúdos. Um equivalente a secretário, os outros como adjuntos. Justamente os maiores salários na máquina do poder.

Uma aposta feita (e o colunista ouviu três pessoas próximas ao comandante) é que, se a solução for interna, o melhor quadro para o posto é o de Antonio Carlos Lemos.

Afora ser peemedebista histórico, é competente e habilitado formalmente para a função. E mais: não é do tipo medroso, que destes a Controladoria não pode ter.

Em tempo: o Controlador Geral precisa ser, preferencialmente, ter formação superior em “Direito, Administração, Economia ou Ciências Contábeis. Aventureiros, não!

Quem ainda alimenta sonhos, é prudente engavetar a esperança: exceto os petistas, não haverá candidatos santa-marienses competitivos à Câmara dos Deputados.

Assim, quem quiser votar (e há muitos nessa situação) em candidatos de outras siglas, terá nomes com poucas chances ou, então, escolher um dos muitos forasteiros que por aqui aportarão.

Você pode seguir o colunista no Twitter (@claudemirpe), curtir sua página no Facebook (www.facebook.com/siteclaudemirpereira) e ler o site www.claudemirpereira.com.br. Ah, igualmente pode ouvi-lo, às 7h30 e ao meio dia, na Antena 1.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

9 Comentários

  1. Concordo com a Renata;…tanto o Dr. Werner como o Cel. Vargas são competentes e estão aptos a nos representar para as próximas disputas a deputância federal; assim como a estadual.

  2. Nada contra Loterias. Meu primeiro emprego com carteira ‘assinada”, na loteria esportiva PLACAR, situada na Av. Rio Branco, entre V.Machado e Silva Jardim, ao lado da casa de sapatos ENY…

  3. “O negócio é Valdeci do primeiro ao quinto”
    É argumento, comparar o ato democrático, de votar, com jogos de loteria??

  4. “Seria interessante, no momento, em que ainda não começou à campanha, manter o NIVEL.”
    “…procurem raciocinar, antes de escrever.”
    Se o editor não quisesse ou achasse ofensivo, não tinha publicado. Ele é democrata, tem civilidade, pode ou não aceitar a crítica. Melhor usar argumentos do que ofensas.

  5. @Renata@GEF
    Seria interessante, no momento, em que ainda não começou à campanha, manter o NIVEL.
    O editor, colocou, como qualquer mortal, sua opinião.
    Gostem ou não. Suas colocações não são para as torcidas do time, A ou B, procurem raciocinar, antes de escrever.

  6. Minha cara Renata, apesar de ser frontalmente contra algumas idéias e posições assumidas pelo senhor Claudemir, agora vou ter que defendê-lo. Acho que estás tentando fazer propaganda do nome do Vereador Ovídio, pois dos três nomes que citastes, só o dele está na (pré)disputa para deputado, os outros dois nem candidatos a candidatos são. Poderia citar mais uns dois ou três nomes da câmara que são tão ou mais qualificados (depende do que entendes por qualificação), e também de nomes que estão fora dela. Portanto, o senhor Claudemir apenas se expressou dentro do que eu chamo de “livre arbítrio”, porque nada há que impeça o mesmo de ter posições políticas. Mas sinceramente: acreditas que o Dr. Ovídio tem cacife? Deves saber que as últimas estimativas do TRE mostram que para eleger um representante para a Câmara dos Deputados, qualquer Partido do RS terá que amealhar 204.438 votos, e que para emplacar um representante para a Assembléia, o número de votos exigidos irá a 116.388.Será que consegue? Tenho sérias dúvidas.

  7. Meu caro, vejo a tua tendência a forçar votos em candidatos do PT à deputado federal e menosprezar nomes capacitados e qualificados em nossa Santa Maria que tem bagagem e conhecimento bem além do que vossa senhoria imagina, tais como: Dr. Ovidio Mayer (PTB), qualificado e capacitado, Cel. Vargas (PSDB) já demonstrou que é capaz de nos representar em uma administração pública, Dr. Werner Rempel (PPL) assim como temos certeza que tem grandes nomes para deputado estadual, com qualificação e capacidade política e administrativa no mínimo equivalente aqueles que a tua tendência tenta defender.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo