BASTIDORES. O sumiço e a volta do vice Cechin, Pozzobom e a Câmara, duelo pelo Patriotas e mais…

Por MAIQUEL ROSAURO (com foto de Divulgação), da Equipe do Site
“O Governo do prefeito Jorge Pozzobom e do vice-prefeito Sergio Cechin tem como um de seus pilares a área da Educação de Santa Maria…”. Esta frase foi publicada em matéria do Site da Prefeitura no dia 12 de março (AQUI) e trata-se da última menção a Cechin na comunicação oficial do Executivo. Desde então, vice sumiu.
O motivo de nunca mais ter sido citado pela Prefeitura é simples: em 18 de março, Cechin confirmou sua pré-candidatura a prefeito (AQUI).
Mais de três meses depois, o divórcio ainda reflete na corrida eleitoral. O PSDB de Pozzobom sentiu o golpe e até hoje não garantiu um único partido para a campanha de reeleição.
No Legislativo, a situação do tucano é ainda pior. Sua gestão começou com 16 vereadores e hoje sua base se mantém sólida em apenas seis nomes: os três parlamentares tucanos (Juliano Soares – Juba, Admar Pozzobom e João Chaves), dois emedebistas (Leopoldo Ochulaki – Alemão do Gás e Marta Zanella) e um democrata (Manoel Badke – Maneco).
Como desgraça pouca é bobagem, Pozzobom ainda é alvo de uma Comissão Processante que pode até resultar em sua cassação. O colegiado tem como presidente o líder da bancada do PT, Daniel Diniz, e como relator o pré-candidato a vice de Cechin, Francisco Harrisson (MDB). Completa o trio Ovidio Mayer, do PTB, sigla que os tucanos desejam a todo custo trazer de volta para sua base.
Ascendente
Enquanto isso, o ‘isolado’ Cechin ascendeu nos bastidores da política santa-mariense e hoje tem o que muitos consideram o ‘vice dos sonhos’ e uma frente que é contada com os dedos das duas mãos (PP, MDB, PL, Podemos, Avante e Solidariedade). Com tantas legendas, a coligação não poderia ter nome mais apropriado: Abraça Santa Maria.
Patriotas
Para coroar a boa fase, Cechin planeja anunciar no final de semana a entrada do Patriotas na coligação. Uma comitiva da direção estadual da sigla estará na cidade neste sábado (27) para fechar os rumos do partido e tem reunião marcada com o Progressistas.
Porém, Cechin tem concorrência! O pré-candidato a prefeito Evandro do Barros Behr (Cidadania) corre por fora para conquistar o Patriotas. O sábado promete ser agitado nos bastidores.
PSL
O flerte do presidente municipal do PSL, Eloi Irigaray, com seus versinhos de boas-vindas à corrida eleitoral para Behr não é um fato isolado (AQUI). Em nível nacional o PSL irá se coligar com o PSDB em diversos municípios, mas em Santa Maria a direção local da legenda está reticente no embarque à reeleição de Pozzobom.
Em julho, o PSL deve realizar uma pesquisa para avaliar, sobretudo, as intenções de votos no tucano. A consulta será decisiva para definir o destino do partido.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.