Economia

ECONOMIA. Com alta de 93,2%, erva-mate foi a grande vilã do custo de vida em Santa Maria, em 2013

POR MAIQUEL ROSAURO

A inflação em Santa Maria, ano passado, teve um aumento de 5,14%, ante 5,66% em 2012. De acordo com o Índice do Custo de Vida em Santa Maria (ICVSM), o grupo alimentação, sobretudo, a erva-mate (alta de 93,2%), liderou a inflação. Em dezembro, os preços elevaram-se em média 0,63% em comparação a novembro.

ICVSM dez 2013
Clique na imagem para ampliar

Diária de faxineira, cigarros e transportes também tiveram um aumento acentuado em 2013. Conforme a pesquisa, promovida pelo Curso de Ciências Econômicas e pelo Laboratório de Práticas Econômicas (LAPE) do Centro Universitário Franciscano (Unifra), é prevista uma queda na venda de automóveis e eletrodomésticos em 2014.

“… incentivadas nos últimos anos pela redução de impostos pelo governo, a venda destes itens, deverá cair consideravelmente já no primeiro trimestre do ano”, informa a pesquisa.

A Copa do Mundo será responsável pela recuperação no varejo e da prestação de serviços em Santa Maria, uma vez que as aulas na rede de ensino irão começar mais cedo, em fevereiro, devido aos jogos.

“Em âmbito municipal, infelizmente não estamos imunes a novas acelerações inflacionárias, tendo em vista que a economia é interligada a fotos tanto micro quanto macroeconômicos, ainda mais em um ano atípico, rodeado de “festas”, sejam elas a copa do mundo ou as eleições”, alerta o estudo.

CLIQUE AQUI para ver o boletim de dezembro completo do ICVSM.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo