PrefeituraSanta MariaTragédia

KISS, 1 ANO. Schirmer se diz “injustiçado”, se exime de culpa e critica o Congresso, em entrevista ao Terra

kiss seloSinteticamente, é possível afirmar que o prefeito Cezar Schirmer – citado pelo inquérito da Polícia Civil e dele retirado pelo Ministério Público – mantém exatamente o mesmo posicionamento exposto desde os momentos seguintes à tragédia que matou 242 jovens e feriu centenas, na madrugada de 27 de janeiro de 2013.

Isso é perceptível na entrevista que concedeu ao portal Terra, em que também faz uma rememoração dos seus atos desde o instante em que foi avisado do acontecido. Para conferir o que disse Schirmer, acompanhe o material assinado por Daniel Favero e Marcelo Miranda Becker. A seguir:

‘Injustiçado’, prefeito de Santa Maria se exime de culpa e critica Congresso

Citado no inquérito da Polícia Civil que investigou as responsabilidades pelo incêndio na Boate Kiss, o prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer (PMDB), não admite ser apontado como culpado pela tragédia que matou 242 pessoas. Passado um ano do incêndio, Schirmer reclama do uso político da tragédia e se diz “injustiçado” quando questionado sobre as manifestações que chegaram a pedir o seu impeachment no ano passado. “Muitas dessas manifestações tiveram atrás de si forças partidárias e políticas que se opõem a mim, e que tiveram candidatos a prefeito aqui em Santa Maria”, justifica.

Em entrevista ao Terra, concedida em seu gabinete, Schirmer fez questão de ressaltar, a todo momento, que a prefeitura agiu dentro do rigor da lei. Antes mesmo do início dos questionamentos, fez uma longa explanação de toda a legislação vigente, insistindo que sua administração não poderia ser responsabilizada judicialmente pela tragédia.

Entre um cafezinho e outro, o prefeito falou sobre o abalo sofrido naquela madrugada de 27 de janeiro de 2013 e o desafio de reerguer a cidade gaúcha de 300 mil habitantes após o episódio mais triste de sua história. Schirmer creditou ao Congresso Nacional a culpa pela demora na aprovação de leis mais rígidas para disciplinar o funcionamento de casas noturnas e defendeu que a Boate Kiss tenha como legado uma mudança cultural no Brasil.

Veja a seguir os principais trechos da entrevista com o prefeito de Santa Maria:

Terra – Como o senhor ficou sabendo do que tinha acontecido na Boate Kiss?

Cezar Schirmer – Na noite anterior teve concurso de rainha do Carnaval da cidade. Minha mulher e eu fomos nesse evento e acho que por volta da meia-noite fomos para casa. E ao redor de 3h30, não me lembro exatamente o horário, recebi um telefonema do então diretor-geral de Chefia de Gabinete (Rogério Assis Brasil), que hoje é secretário de Governo, dizendo: ‘olha, prefeito, houve um incêndio numa boate e eu estou indo para lá. Parece que tem vitimas’. E eu disse: ‘vai lá, vê o que realmente está acontecendo e me liga’. Aí se passaram uns 20 minutos, ele me ligou e disse que morreram duas ou três pessoas, e eu disse: ‘estou me levantando e vou para aí’. Passou uma meia hora, eu cheguei lá – isso devia ser umas 4h, 5h, não me lembro exatamente o horário – e quando cheguei lá já não eram mais dois ou três, eram 20, dali a pouco já eram 40, e assim, tristemente, isso foi crescendo e chegou nesta dimensão fantástica…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

7 Comentários

  1. Injustiça é o quê os pais das vitimas passaram e passam até os dias de hoje.
    Injustiça foi o prefeito ter respondido pela sua responsabilidade, já que dele parte o poder fé publica aos servidores, secretários que cumprirão com o trabalho assim destinado.
    Injustiça é a população ter acreditado, votado em uma gestão que se dizia séria e não é.

  2. Pode ser falta do que vc achar que é.Mas não devemos por a culpa em ninguem.O que eu quiz dizer que foi uma falalidade , onde todos tiveram negligencias ,inclusive quem estava lá.assim como quantas boates em todo país também estava ou esta sendo negligente e ainda depois de tudo as pessoas não estão nem aí.

  3. Sei que for ser criticada pelo que vou escrever,tbem perdi pessoas proximas ,mas não perdi a capacidade de pensar. Se formos falar em negligencia, devemos falar tbem nos jovens que estavaM lá,todos foram negligentes , inclusive eles que entraram e viram que tinha SÓ UMA PORTA, e que a boate estava lotado e mesmo assim permaneceram no local, viram a banda manusear fogo e mesmo assim ficaram lá.Isso é meu consolo, saber que permaneceram lá porque tambem foram negligentes.

  4. Coitado! “Eu não desejaria para que ninguém passasse pelo que eu passei naquele dia e nos dias subsequentes”
    EU!
    “Não tem ninguém, nesta cidade, que queira mais do que eu que se apure plenamente todas as responsabilidades, seja de quem for”
    EU!

    EU! EU! EU!
    Nem na tragédia ele perde o protagonismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo