ColunaObservatório

OBSERVATÓRIO. E a boca do monte vira Oratório

Isso é história!

17 de fevereiro de 1804 – O Acampamento de Santa Maria é elevado à categoria de Oratório por Provisão do Visitador Ordinário Pe. Fernando José Mascarenhas Castelo Branco, passando a povoação a ser conhecida por Oratório de Santa Maria, conforme está figurado no Mapa Corográfico da Capitania de São Pedrok levantado por José de Saldanha antes de 28.5.1808, data de sua morte, e publicado em 1819, na 1ªº edição dos Anais do Visconde de São Leopoldo. É a segunda vez que Santa Maria aparece registrada em mapas.

Estando na povoação do Acampamento de Santa Maria pela segunda ou talvez terceira vez, o Visitador Pe. Mascarenhas Castelo Branco, atendendo a requerimento do Cap. Manuel Carneiro e ‘demais habitantes do Distrito de Vacacaí’… renova por mais um ano a licença concedida em 17.2.1802 para ter a povoação um oratório público e, pelo fato de haver dado Provisão, torna oficialmente reconhecido o Oratório de Santa Maria…”

(Da terceira edição do livro “Cronologia Histórica de Santa Maria e do extinto município de São Martinho”, de Romeu Beltrão)

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo