Câmara de VereadoresEleições 2012JudiciárioPolítica

CÂMARA. Quem tinha, perca a esperança. Inexiste a hipótese de mudança na composição das bancadas

A especulação, e este sítio a noticiou semana passada, surgiu por conta das decisões judiciais que afastaram de forma permanente (ainda há recurso ao Tribunal Superior Eleitoral, mas uma reversão é bastante improvável) dois vereadores cassados em primeira instância, com decisão confirmada no Tribunal Regional Eleitoral.

Cláudio Rosa, do PMDB, e Marion Mortari, do PSD, perderam seus mandatos. Mais que isso, seus votos foram anulados e, portanto, não foram considerados válidos. E, assim, haveria a necessidade de um recálculo do quociente eleitoral – a divisão do número total de votos dados a um partido e/ou candidato, no pleito proporcional, pela quantidade de vagas existentes.

Chegou-se, inclusive, a um inusitado estado de pânico nos corredores do parlamento da comuna, diante da possibilidade de redução de cadeiras de alguma aliança, em favor de outras. O editor fez contato com fontes ligadas ao julgamento dos dois casos, tanto do peemedebista quanto do pessedista.

A informação é simples: nas próprias sentenças (e os acórdãos já estão disponíveis no Tribunal Regional Eleitoral) já ocorreu a recontagem e constatou-se que não. Isso mesmo, não houve qualquer mudança na composição. Então, exceção feita aos cassados claro, que vão continuar lutando para reaver seus mandatos, todos os outros podem ter a convicção que continuarão onde estão: dentro ou fora do parlamento da comuna.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo