LUNETA ELETRÔNICA. Dilma em campo, exportações gaúchas, sem máscara, Mensalão, Paim e Valdeci…
* Na manhã passada, os jogadores do Internacional receberam, no gramado do reformado Estádio Beira Rio, a Presidente da República, Dilma Rousseff.
* E, assim, numa cerimônia informal (com direito a “troca de passes” entre Dilma e o capitão colorado, D’Alessandro), como mostra a foto de Caroline Bicocchi, do Palácio Piratini, foi dado o pontapé inicial da reinauguração da praça de esportes.
* O estádio vai sediar cinco jogos da Copa do Mundo, a partir de 12 de junho, e o evento desta quinta-feira contou com a presença de outro punhado de graúdos.
* Estiveram no Beira Rio, com Dilma, por exemplo, o governador Tarso Genro, o secretário-geral da Fifa, Jèrôme Valcke, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo e o presidente do Internacional, Giovani Luigi.
* O chefão do Comitê Organizador Local (COL), Ricardo Trade, e o ex-jogador e também membro do COL, Ronaldo Nazário, igualmente fizeram sua presença.
* Foi pouco. Coisa de 0,4%. Ainda assim, há que se festejar o desempenho das exportações gaúchas DIVULGADO nesta quinta, pela Fundação de Economia e Estatística do RS.
* Conforme a FEE, o Estado exportou US$ 1,1 bilhão no mês passado, US$ 41,6 milhões a mais que o verificado em igual periodo, no ano passado.
* Com o resultado apurado, o Rio Grande do Sul foi o quinto colocado entre os exportadores brasileiros, perdendo para os estados de São Paulo (24,13%), Minas Gerais (16,24%), Rio de Janeiro (9,81%) e Pará (8,21%).
* O Supremo Tribunal Federal suspendeu e sessão de julgamento dos recursos da Ação Penal 470, também conhecido como processo do mensalão.
* A análise será retomada na próxima quarta, dia 26, com os votos dos ministros. A sessão desta quinta foi destinada às sustentações orais dos advogados de defesa e à acusação, feita pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot.
* Todos os advogados de defesa pediram absolvição de seus clientes pelo crime de formação de quadrilha.
* O advogado do ex-ministro José Dirceu, José Luís Oliveira, afirmou não há provas no processo que confirmem a prática do crime.
* Arnaldo Malheiros Filho, advogado do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, disse que houve equívoco na condenação e “banalização” da acusação por formação de quadrilha.
* Deputado do DEM, Efraim Filho, da Paraíba, concluiu nesta quinta o texto que reunirá pontos previstos em oito projetos que tramitam no Congresso Nacional sobre protestos e manifestações públicas no país.
* Efraim Filho, relator da matéria, manteve a proibição do uso de máscaras ou qualquer objeto que dificulte a identificação de pessoas, como já previa o Projeto de Lei 5.964/13.
* Pelo substitutivo de Efraim, que terá que passar pelas várias comissões da Câmara dos Deputados, qualquer cidadão suspeito de cometer crime, prejudicar outras pessoas ou o patrimônio público e portar arma será abordado por agentes de segurança pública.
* Os policiais podem exigir a identificação e a entrega de armas, incluindo substância inflamável ou explosiva e qualquer outro objeto que possa representar risco.
* A restrição em relação ao uso de máscaras só não é aplicada, pelo substitutivo, às pessoas que participam de festejos e eventos culturais, representações artísticas, profissionais e eventos esportivos.
* O senador Paulo Paim, representando a Comissão de Direitos Humanos e Participação Legislativa (CDH) do Senado, estará em Santa Maria nesta sexta.
* Às 2 da tarde, participa de encontro com a Associação das Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) e autoridades locais, na reitoria da UFSM.
* A atividade foi solicitada pela AVTSM durante audiência pública realizada na CDH, em Brasília, em dezembro. O deputado Valdeci Oliveira (PT) acompanha o senador.
* Aliás, o líder do governo na Assembleia está na cidade desde a quinta – quando esteve na Câmara, papeando com edis de todas as bancadas, mas, especialmente, foi cumprimentar o novo presidente, Werner Rempel, seu vice-prefeito entre 2005 e 2008.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.