ColunaObservatório

OBSERVATÓRIO. Boa ideia de Schirmer. Porém…

Não pode ser retórica. E já iniciar com o Anuncie e o Caminhe ‘legais’ (foto Juliano Mendes)
Não pode ser retórica. E já iniciar com o Anuncie e o Caminhe ‘legais’

O mérito das palavras ditas por Cezar Schirmer ao repórter Marcos Fonseca, e que A Razão publicou esta semana (a íntegra disponível na versão online) é o comandante do Palacete da SUCV ter se dado conta de que é preciso fazer mais do que apenas se encolher – comportamento mantido durante o último ano, ainda que se possa utilizar outro termo, ao gosto de cada um.

Mas há dois pontos que merecem consideração mais aprofundada. Um é a disposição de responder críticas que considera infundadas e “politiqueiras”, imputando a um partido de oposição (não cita, mas se refere ao PSOL, basicamente) os protestos mais fortes em relação ao governo. Levou livre os familiares das vítimas da Kiss, provavelmente creditando à emoção o que tem ouvido desde o ano passado.

Ora, convenhamos, à oposição, seja ou não partidária, cabe criticar. Estranho seria o oposto. Se bem aceita, ok. Se não, responda-se. Não é assim a política? Então, convenhamos, faz um ano que Schirmer não faz política, o que, por sinal, foi detectado por Observatório, mês atrás.

O segundo ponto, bastante positivo, é a disposição de lançar campanha para que Santa Maria seja conhecida pelo cumprimento à legislação e considerada modelo de cidade segura. Bela declaração de intenções que, ajustada ao trabalho do próprio governo, combinando educação e repressão (multas e outras possibilidades legais), pode dar resultado. Desde que ultrapasse a mera retórica.

E, bueno, não faltam instrumentos. O “Anuncie Legal” é lei. O “Caminhe Legal” é lei também. Por que a prefeitura não começa a campanha cumprindo essas normas? Pode apostar que a cidade mudaria. Para melhor. Muito melhor.

Resumo da ópera: se o prefeito aliar o exercício da política há muito perdido com ação efetiva, usando instrumentos já disponíveis, melhora um eito. Desde que não seja apenas papo de ocasião.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

9 Comentários

  1. Infelismente meu amigo uma administração que até hoje não sabe o que esta fazendo na prefeitura, não tem condições de integrar nada, mais é aquilo que sempre digo cada um tem a sua cruz para carregar, escolhemos esse agora não tem jeito.

  2. Em 09/11/2012 fiscais da Prefeitura encaminharam um “ofício sugestão” ao Secretário de Controle de e Mobilidade Urbana Miguel Caetano Passini. A sugestão assinada por vário fiscais, dentre os quais o fiscal Ricardo Bieri,pedia por uma ação integrada entre a fiscalização da Prefeitura Municipal, brigada militar, bombeiros, polícia civil, vigilância sanitária e secretaria do meio ambiente. A sugestão havia sido apresentada “em razão de não existir nenhuma comunicação entre as secretarias, setores e os órgãos específicos.”

    Mais de um ano e uma tragédia depois, o que mudou?

    “Olha,…se não for pedir demais,…que tal uma “troca de INFORMAÇÕES” e uma maior “Comunicação” entre os vários setores e secretarias ligadas a Fiscalização na cidade?” Ricardo Bieri, fiscal da Prefeitura Municipal de Santa Maria em 02/02/2014.

    Prefeito politiqueiro, no pior sentido da palavra.

  3. me lembro que na época do então prefeito Osvaldo Nascimento da Silva; funcionava (e bem); a então (e extinta na época do PT) Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo. E a integração e “ações em conjunto” desta secretaria com a Vigilância Sanitária, Conselho Tutelar, Brigada Militar e Policia Civil; funcionava muito bem; principalmente em “ações noturnas”; em locais como bares, cabarés, boates, casas der shows, etc.

  4. Olha,…se não for pedir demais,…que tal uma “troca de INFORMAÇÕES” e uma maior “Comunicação” entre os vários setores e secretarias ligadas a Fiscalização na cidade? Explico,…maior comunicação e integração entre as secretarias de Desenvolvimento Urbano (que engloba os setores de Alvará de Localização/Posturas e Coordenadoria de Obras e Terrenos;…antigo setor de Patrimônio), Secretaria da Saúde (que engloba o setor de “Vigilância Sanitária”) e a secretaria de Meio Ambiente.

  5. Gostei da idéia do Boca Grande!! E quem sabe começar a pensar em tirar aquelas tendas (TODAS!) da praça e do calçadão, etc… etc…????

  6. Para o prefeito mostrar que a cidade cumpri as leis, ele tem que mandar a associação das vitimas limpar a sujeira que fez em frente a Kiss, pois isso não tem nada a ver com pedido de justiça, isso e desordem por que não pintaram la na frente do forum, la eles sabem que o buraco e mais em baixo, aqui no centro não pois não tem que made.

  7. Ajudaria também cumprir a legislação e reunir o GGIM mensalmente, certo que a articulação dos órgãos de segurança pública ajudaria na construção de uma cidade melhor. Mas a retórica está a prova, veremos, ainda aposto as minhas poucas fichas na habilidade política do Cezar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo