OBSERVATÓRIO. O 1º barnabé cobrava impostos
Isso é história!
“14 de março de 1807 – A Câmara Municipal de Porto Alegre nomeia Manuel Alves Ferraz ‘cobrador do novo imposto’ no Acampamento de Santa Maria. É a primeira notícia que se tem de nomeação de funcionário público para Santa Maria e para cobrador de imposto.
10 de agosto de 1807 – O Cap. Manuel Carneiro da Silva e Fontoura e o Alf. Jacinto Mateus da Silveira celebram contrato para a instalação de uma olaria, a primeira da povoação, em terreno do segundo, localizado no Alto da Eira, antiga denominação da parte da cidade formada pela Rua Benjamin Constant, da General Canabarro até a Tuiuti (conforme Catão Vicente Coelho, Revista do Centenário de Santa Maria, 1814-1914).”
(Da terceira edição do livro “Cronologia Histórica de Santa Maria e do extinto município de São Martinho”, de Romeu Beltrão)
EM TEMPO: a condição de centro militar, vê-se agora, era uma discussão antiga e que, mesmo (talvez) empiricamente, o historiador comprovou.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.