CidadaniaEducaçãoEleições 2014JudiciárioPolíticaPrefeituraSanta MariaSaúdeSegurançaTragédiaUFSM

LUNETA ELETRÔNICA. O espírito da Kiss, o HUSM e Ebserh, #vempraurna, vagas na UFSM, saúde-onde ir

* O leitor Neimar Iop, à chamada da NOTÍCIA  no sítio, fez um comentário no Feicebuqui que dá bem a medida do que aconteceu com o inconsciente coletivo santa-mariense.

* O fato, obviamente, foi o acidente com o forro de um dos salões do Clube Recreativo Dores e que provocou ferimentos (bastante leves, e ninguém internado) em 16 jovens, na madrugada passada, durante baile de Carnaval.

* Disse Iop: “realmente foi um horror, mesmo que não tenha sido tão grave, mas pra quem, como eu, que teve a filha atingida por parte do forro de gesso, a situação é assustadora e preocupante”.

Salão que teve problemas e levou ao cancelamento do carnaval (foto Juliano Mendes/A Razão)
Salão principal não teve problemas. Mas clube cancelou a festa (foto Juliano Mendes/A Razão)

* E seguiu: “estive com ela no La Sagra alguns minutos antes da queda do forro, e de repente recebo um telefone avisando que ela estava machucada. Passou um filme de terror na minha cabeça até encontrá-la já na parte de fora ajudada pelos amigos que lá estavam com ela.

* Resumindo: ainda que obviamente muito longe das consequências (então, foram 242 jovens mortos e centenas feridos), o espírito da tragédia de novo pairou sobre a cidade.

* Isso, convenhamos, não pode se repetir jamais. Resguarde-se os cuidados tomados pelo clube e se tem uma observação absolutamente inusitada feita pelo comandante dos bombeiros, Ten.Cel Maia, em nota PUBLICADA  na versão online do Diário de Santa Maria.

* Disse: “o revestimento em gesso não é um dos itens previstos para a fiscalização de prevenção a incêndio. Como a legislação não prevê isso, não há fiscalização dessa estrutura, normalmente”.

* Convenhamos: afinal não está na hora de saber o que pode e o que não pode, e os Bombeiros (e quem mais tenha a responsabilidade) de fiscalizar tudo. Mas tudo meeeeesmo? Ou ficaremos sempre à mercê da possibilidade de uma nova tragédia?

* Por falar em jovens, é neles, especialmente entre os que têm 16 e 17 anos (cujo voto é facultativa) que mira a nova campanha do Tribunal Superior Eleitoral.

* O TSE, como conta Mariana Jungmann, em MATÉRIA da Agência Brasil, vai usar rádio e televisão para lembra a esses eleitores espcíficos a importância do voto consciente. Ah, e vai utilizar também as redes sociais para tentar chegar a eles.

* Uma das estratégias será adaptar a hashtag #vemprarua para #vempraurna.  A inspiração surgiu das manifestações de rua de junho de 2013.

* Na ocasião, a expressão foi usada nas páginas que convocaram os protestos e nos cartazes levantados pelos manifestantes. A campanha objetiva mostrar que é possível promover as mudanças na vida política do país, por meio do voto consciente.

* Se torna cada vez mais irreversível a adesão da UFSM à empresa pública gestora dos hospitais universitários, a Ebserh.

* Não obstante as ações judiciais, um argumento ao menos caiu na sexta-feira: o Conselho Universitário chancelou a medida tomada pelo ex-reitor Felipe Muller, que assinou o contrato de adesão, em decisão ad referendum do Consu.

* Sindicatos continuarão lutando por seus (legítimos) interesses corporativos. Mas, ao menos, a população será mais assistida e com 800 novos servidores a ser contratados por concurso.

* Aliás, e falando em saúde, as Unidades Básicas de Saúde da prefeitura, por conta do ponto facultativo (apelido bonito para feriado nas repartições públicas) não funcionarão nesta segunda-feira.

* As UBSs só voltam à normalidade na tarde de quarta. Enquanto isso, os que necessitarem desse serviço pra lá de essencial são convidados a comparecer a outras unidades.

* Assim, quem precisar, deve se dirigir, conforme MATERIAL da assessoria de imprensa da prefeitura, aos PAs Odontológico e Municipal, no Patronato, ao PA Ruben Noal, na Tancredo Neves ou à UPA da Casa de Saúde.

* Ah, a população poderá contar com atendimento das ambulâncias do SAMU, pelo telefone 192, durante 24 horas.

* No mesmo TEXTO, você fica sabendo outros serviços que não estarão funcionando. E a alternativa, onde ela existe. O Restaurante Popular, por exemplo, estará indisponível.

* Até quinta, dia 6, estão abertas as inscrições para o Processo de Habilitação às Vagas Remanescentes 2014, para ingresso em cursos de graduação da UFSM.

* São aqueles cursos que não tiveram suas vagas totalmente preenchidas através do Concurso Vestibular 2013 (Processo Seletivo Único e Seriado).

* São 757 vagas: 427 vagas em Santa Maria, 79 em Frederico Westphalen, 77 em Palmeira das Missões e 174 em Silveira Martins.

* A habilitação é destinada a candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 2013 ou 2012 ou 2011 ou 2010. A inscrição será realizada no site da COPERVES, www.coperves.ufsm.br, link Vagas Remanescentes 2014.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo