ColunaObservatório

OBSERVATÓRIO. Relações da prefeitura e da cidade com o exterior, de miss Kong à KMW, quanta diferença

Madame Kong e Schirmer: no dia exato em que ela foi nomeada embaixadora da cidade
Madame Kong e Schirmer: no dia exato em que ela foi nomeada embaixadora da cidade

O texto já sumiu faz bastante tempo, do site da Prefeitura. Mas foi reproduzido, à época,  na página do colunista, onde continua disponível. Trata-se do maior mico do prefeito Cezar Schirmer, nos seus quase cinco anos e meio à frente do Executivo. Se trata da “nomeação”, com pompa, circunstância e foto, de uma senhora de traços orientais como a representante de Santa Maria no planeta.

A linhas tantas, o prefeito declarou, em 6 de outubro de 2009: “em nome da Prefeitura de Santa Maria, eu declaro que a empresária chinesa SIMMY KONG tornou-se uma representante comercial da cidade para o período 2009 – 2012, com o fim específico e exclusivo de ajudar as autoridades locais a trazer novos investimentos para a Cidade, e, através destes indicadores, criar novos empregos e oportunidades.”

Como se sabe, ninguém mais ouviu falar dessa senhora. Inclusive porque, se naquele período nada, rigorosamente nada aconteceu, Schirmer consegue, sem nenhuma embaixadora, colher resultados muito melhores.

A chegada de empresários da Polônia, do Canadá e de Singapura, apenas para citar os mais recentes, estabelece nova condição na, digamos, política externa do governo. Menos pantomima, mais trabalho e resultados. Os quais, é bom que se diga, decorrem da grande conquista industrial da cidade, pelo seu potencial estratégico. No caso, a instalação, aqui, da alemã KMW, gigante do setor de defesa e, objetivamente, a grande alavanca do Polo que Santa Maria se dispõe a ser.

Há quem objete, e é legítimo, que se trata de indústria “de guerra”. Pode ser. Talvez seja. Quem sabe é. Porém, do ponto de vista econômico, é irretorquível a utilização estratégica da presença da KMW para alavancar o setor secundário, com renda e emprego dentro da lei e portanto, em tempos de paz, beneficiando a comunidade de Santa Maria. Ou não?

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo