Copa 2014EducaçãoEsporteUFSM

EVENTO. Em tempos de Copa, ‘Cultura na Sedufsm’ debate, nesta segunda, sobre megaeventos esportivos

Não deixa de ser, sim, uma iniciativa bem apropriada para o momento. Afinal, discutir Copa do Mundo é importante. Ela acontecerá, goste-se ou não. E impactará, de todo modo, no cotidiano de todos os cidadãos brasileiros.

Mas nada impede que se debata, a propósito, o significado desses megaeventos. Uma boa chance haverá nesta segunda-feira, em mais uma edição do programa “Cultura na Sedufsm”, promovido pela Seção Sindical dos Docentes da UFSM. Para saber mais, inclusive como participar, confira o material produzido pela assessoria de imprensa da Sedufsm. O texto é de Fritz R. Nunes, com imagem da J. Adams Propaganda. A seguir:

sedufsm seloMegaeventos e o esporte a serviço do mercado…

Para compreender os megaeventos esportivos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas é preciso entender o avançado grau de mercantilização do esporte na contemporaneidade, destaca a professora Adriana Penna, do curso de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense (UFF), campus de Santo Antônio de Pádua. Ela é uma das participantes da 63ª edição do Cultura na Sedufsm – ‘Megaeventos esportivos, olhares críticos’-, que acontece na segunda, 12 de maio, às 19h, na sede do sindicato.

Participam junto com Adriana na mesa de discussões, Claudia Favaro, arquiteta e urbanista, do Comitê Popular da Copa, em Porto Alegre, e Guilherme Gil, professor da rede estadual da capital gaúcha. A coordenação será de Antonio Schmitz Filho, professor do curso de Educação Física da UFSM.

A questão de fundo, que embasará os argumentos de Adriana Penna durante o debate, é que, ao se integrar às transformações da base econômica do sistema capitalista, o esporte vem extrapolando a sua função histórica, que era de “oferecer” ao homem o remédio ideal para os males da sociedade industrial e a esperança de superar desigualdades sociais. Inserido nesse tipo de lógica, o esporte passa a favorecer as megacorporações nacionais e internacionais…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo