HistóriaMemóriaUFSM

HISTÓRIA. Os 50 anos do curso de Belas Artes, da UFSM, na crônica de uma aluna da primeira turma

Esse povo aí se formou na primeira turna do curso de Belas Artes, precursor do CAL/UFSM
Esse povo aí se formou na primeira turna do curso de Belas Artes, precursor do CAL/UFSM

A página da Associação dos Professores Universitários de Santa Maria (APUSM) tem apresentado, a cada mês, uma entrevista com pioneiros da UFSM. É um trabalho jornalístico de grande qualidade, feito pelo Ricardo Ritzel. Mas, neste mês, a coisa foi um pouco diferente.

A professora Fátima Mesquita, em vez de entrevistada, produziu uma crônica. Que traz interessantes informações e nomes, muitos nomes, daqueles pioneiros, inclusive ela própria, do então curso de Belas Artes. Tem gente hoje muito famosa, pode apostar. Vale a pena conferir, a seguir:

Crônica de uma aposentada, por Fátima Mesquita

Era o ano de 1964. Eu e meu marido lemos uma notícia no Jornal da Cidade: A Faculdade de Belas Artes da UFSM, que já funciona com o Curso de Música criará o Curso de Artes  Plásticas.

Bummmm!!!   Estourou na minha cabeça! Era o Curso que sempre sonhei fazer, mas como naquela época só existia em Porto Alegre,eu não teria condição financeira para fazê-lo.

Agora a vida estava muito diferente….Trabalhava como professora do “Curso Primário”, era casada e mãe de 5 filhos entre 12 e 2 anos. Então resolvemos fazer uma reunião de família. Minha mãe foi a primeira a falar: “ Chegou tua hora minha filha,eu te ajudo com as crianças! Meu marido que já estava cursando Direito, completou ; “Eu te dou força pois acho que tens talento!!!” Coisas  de marido apaixonado…Era o que eu precisava para entrar nesta luta.

Fui a Primeira Reunião do novo curso da UFSM. Compareceram 2 mocinhas,as outras eram senhoras e professores que queriam, ou melhor, desejavam muito fazer este curso. Foi comunicado nesta reunião, que o Vestibular seria específico com matérias de Desenho, Modelagem, Geometria e Português. Ficamos nos perguntando: como faremos isto? Naquela época, o Diretor da Faculdade de Belas Artes, Geraldo Messiat falou: “Consegui que professores  de Porto Alegre venham preparar vocês.” Fizemos este curso preparatório por dois meses depois do nosso horário de trabalho, diariamente.

Os Professores pioneiros foram: Paulo Peres e Yeddo Titze, de desenho, Dorothea Vergara, de modelagem e de geometria o Coronel Costa e Silva (filho do “futuro” Presidente da República, General Costa e Silva). Eles vinham em diferentes dias, completando a semana inteira com aulas. Muitas histórias aconteceram que dariam muitas cronicas….

Compramos papel jornal, carvão e argila para modelagem e  colocamos mãos a obra. Tínhamos conhecimento apenas da  geometria.  O Desenho de Modelo Vivo, e a Modelagem, para nós, foi um encantamento, um mundo que não conhecíamos que fomos descobrindo pela paciência e competência  dos mestres..

Fomos a primeira turma do Curso de Artes Plásticas do atual Centro de Artes e Letras. Faziam parte deste 1º  Vestibular para o curso de Artes Plásticas da UFSM, Adelina Marques Alcantara, Elba Terezinha Binotto, Esther Brenner Silveira, Fátima Regina Menezes de Mesquita, Gisela Soccal LangIvandira DottoLia Maria Braum, Lydia Prestes Pereira, Moises Teixeira Hausen, Neuza Silva Lopes, Suzana Maria Teixeira Rocha que passaram,não sei se tiveram mais candidatos.

Nossos mestres foram, Carlos Galvão Krebs, Carlos Scarinci, Cláudio Carriconde, Charles Mayer, Clebio Sorio, Dorothea Vergara, Fernando Ramos, João Garbogini Quaglia, Lia  Cechela Achutti,  Paulo Peres, Yeddo Titze. A Professora de Didática de Artes vinha de Porto Alegre e dava aula aos sábados à tarde…”

Em foto atual, Fátima com Vani Foletto E Alfonsus Benetti, ambos professores do CAL
Em foto atual, Fátima com Vani Foletto E Alfonsus Benetti, ambos professores do CAL

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo