ColunaObservatório

OBSERVATÓRIO. A freguesia de Santa Maria e as suas 2,7 mil almas. Ah, isso no início dos anos 1820

Isso é história!

Dezembro de 1820 (data indeterminada) População do distrito de Santa Maria: 2.708 habitantes”

Nessa época já era tal o desenvolvimento da povoação que passou a ser o entreposto comercial entre Porto Alegre e outras localidades do litoral e o oeste da então Capitania, isto é, as Missões e as nascentes povoações de Cruz Alta e Passo Fundo. Tal fato foi notado e registrado pelo viajante e comerciante francês Nicolau Dreys, em 1820, no seu livro ‘Notícia Descritiva da Província do Rio Grande do Sul’, publicado em 1839…

24 de fevereiro de 1821 – No mapa das freguesias de São Pedro do Rio Grande, bispado do Rio de Janeiro, organizado por Joaquim Bernardino de Sena Ribeiro da Costa, em Porto Alegre, aparece Santa Maria como freguesia, sob a invocação de Santa Maria, filial da matriz de Cachoeira e com rendimento de 100 mil réis…”

(Da terceira edição do livro “Cronologia Histórica de Santa Maria e do extinto município de São Martinho”, de Romeu Beltrão)

 

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo