LUNETA ELETRÔNICA. Câmara e Ecad, Saúde e as contas, Joaquim fora, dureza na Copa, Estatuinte…
* Foi rápida, como se supunha, a sessão ordinária da Câmara de Vereadores, nesta terça. Mas, ao menos, houve discursos registrados no NOTICIÁRIO do Legislativo.
* Digno de destaque apenas um, o do pedetista Marcelo Bisogno. Que, mais uma vez, reclamou da ação do Ecad, que “não tem todo esse poder que pensa ter” e que está penalizando até mesmo as festas juninas de escolas municipais.
* Foi adiante Bisogno: “não vamos tolerar isso, vamos denunciar ao Ministério Público, se ele está amparado por lei pública, deveria fazer prestação de contas e nunca fez”.
* Ah, na sessão, também, foi aprovados pelo menos dois projetos importantes. Um deles o que concede reajusta na bolsa-auxílio dos estagiários da Câmara, repondo a inflação ocorrida entre junho de 2013 a maio deste ano.
* O outro é do edil Cezar Gehm, que obriga a afixação de cartazes em hoteis, motéis, pensões e congêneres sobre hospedagem de criança e adolescentes no município.
* O presidente do Supremo, Joaquim Barbosa, renunciou nesta terça, à relatoria da Ação Penal 470, mais conhecida como “processo do mensalão”. E ele se manda antes de julgar recursos de condenados dos quais cassou benefício do trabalho externo.
* A partir de agora, o novo relator (que vai decidir o assunto ou enviá-lo ao plenário) é o ministro Luiz Roberto Barroso. Ah, Barbosa se aposenta no final do mês.
* A Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara teve reunião nesta terça. Entre as deliberações, o envio de documento à Unifra pedindo informações sobre o a situação do Hospital-Escola. E também a ida, na semana que vem, às obras do Hospital Regional.
* Até as informações da Comissão (presidida por Daniel Diniz) sobre as obras de duplicação da Faixa Velha de Camobi mereceu a atenção dos integrantes do grupo.
* O editor anota um fato: nada há, no RELATO da Assessoria da Câmara, informação sobre debate em torno da rejeição das contas da Saúde do município, ocorrida na semana passada. Bem, isso não deve interessar aos vereadores, supõe-se.
* No segundo semestre, a comissão provisória que discute a elaboração da Estatuinte na UFSM deve apresentar proposta de metodologia a ser deliberada pelo Conselho Universitário.
* Isso foi discutido nesta terça, em reunião com a presença dos segmentos. Ah, a partir do momento em que houver decisão do Conselho, a previsão é de que no próximo ano se passe à fase prática da revisão.
* É isso ou, se depender das entidades que representam docentes, técnico-administrativos e estudantes, a concepção de um novo Estatuto.
* Por enquanto, se percebe nas observações feitas pelos diversos grupos, não há muita preocupação com as dificuldades de natureza institucional – aliás, já manifestadas pela reitoria da UFSM.
* A REPORTAGEM, porém, faz a ressalva devida, ao dar conta das “ barreiras legais existentes, como por exemplo, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).”
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.