LUNETA ELETRÔNICA. E se ele fosse alemão?, tenda e vândalos, Câmara, Delúbio, Guerra, Passe Livre…

LUNETA ELETRÔNICA. E se ele fosse alemão?, tenda e vândalos, Câmara, Delúbio, Guerra, Passe Livre... - luneta-kiss1

Tenda na Praça Saldanha Marinho. Há quem não goste, meeesmo (foto Arquivo do Sítio)

* É definitivo: há quem não goste das manifestações (mesmo que silenciosas) de familiares das vítimas da Kiss. Sim, 242 mortes não comovem uns e outros, incrivelmente.

* Afinal, há alguma justificativa para a vandalização de parte de um banner, na tenda gerida pelo Movimento do Luto à Luta, na Praça Saldanha Marinho? Pois isso aconteceu, na madrugada passada.

* O resultado foi que algumas fotos constantes do material desapareçaram, por conta do fogo provavelmente ateado no banner – e que poderia incendiar a tenda inteira.

LUNETA ELETRÔNICA. E se ele fosse alemão?, tenda e vândalos, Câmara, Delúbio, Guerra, Passe Livre... - luneta-câmara1

Felipe e Carolina: divulgação do Dia Internacional do Orgulho LGBT (foto Francys Albrecht/AICV)

* Numa sessão de poucos discursos e, a rigor, nenhuma proposta de relevância – exceto para grupos específicos – geral na comunidade, o destaque na Câmara, nesta quinta, foi mesmo a Tribuna Livre.

* O espaço foi utilizado por Carolina Bonoto e Felipe Severo, que integram a Associação Coletivo Voe de Diversidade Sexual.

* Ambos divulgaram o Dia Internacional do Orgulho LGBT, que se celebra em 28 de junho. O Voe, que existe há três anos, atua em educação para a diversidade, empoderamento da comunidade geral e ativismo via ações culturais.

* Se você quiser o que mais se disse e fez na sessão, acompanhe o material produzido pela assessoria de imprensa do Legislativo (AQUI).

* O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, acatou recurso de Delúbio Soares (ex-tesoureiro do PT) e autorizou que ele volte a trabalhar na Central Única dos Trabalhadores (CUT).

* Barroso também liberou os ex-deputados federais Valdemar Costa Neto (PR) e Pedro Corrêa (PP) e Jacinto Lama (ex-tesoureiro do extinto PL) para trabalho externo.

* Os quatro foram condenados pelo Supremo à prisão, em regime semiaberto (entre quatro e oito anos), por por conta da Ação Penal 470, também conhecida como o processo do mensalão.

LUNETA ELETRÔNICA. E se ele fosse alemão?, tenda e vândalos, Câmara, Delúbio, Guerra, Passe Livre... - luneta-pozzobom2

Pozzobom papeou com conselheiros tutelares, no encontro de Júlio de Castilhos (foto Divulgação)

* Parece não haver dúvida, dada a incrível quantidade de notícias produzidas pela assessoria do parlamentar, que Jorge Pozzobom aposta muito no apoio dos conselheiros tutelares.

* Nesta quinta chegou mais uma, sobre a participação do deputado tucano, em Júlio de Castilhos, do 4º Seminário Temático da Escola de Conselhos do RS. O tema do encontro foi “Abuso e exploração sexual: Como proteger crianças e adolescentes?”.

* Aliás, Pozzobom é o coordenador, na Assembleia Legislativa, da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos dos Conselheiros Tutelares.

* O deputado, dá conta sua assessoria, é autor das leis que institui o dia e a semana de conscientização sobre a alienação parental e outubro como mês de proteger crianças, adolescentes e idosos.

LUNETA ELETRÔNICA. E se ele fosse alemão?, tenda e vândalos, Câmara, Delúbio, Guerra, Passe Livre... - luneta-suárez

E SE ELE… O jogador Luiz Suárez, craque uruguaio e um dos melhores do mundo, foi punido pela FIFA. Vai ficar quatro meses sem o direito de sequer chegar perto de um estádio, além de não poder atuar por quatro meses e estar suspenso por nove partidas de campeonatos mantidos pela entidade mundial. A razão é a “mordida” que deu no colega Chiellini, que atua pela Itália, durante jogo da Copa. Nada a obstar em relação à necessidade de punição. De fato, foi uma situação definitivamente antidesportiva. As questões são outras. Uma: precisava ser tão pesada a pena? Duas: será que se Suárez fosse atleta alemão ou mesmo brasileiro ou quem sabe francês, os cartolas da FIFA seriam tão duros? Seriam? Ah, tá. (Foto Renata Silva/Setes)

* A Frente Parlamentar do Interior, presidida pelo vereador Luciano Guerra, propôs para a Prefeitura, a instalação de Parque de Máquinas para uso exclusivo dos distritos.

* Na proposta apresentada ao vice-prefeito, José Haydar Farret, durante encontro de trabalho realizado na Câmara, a Frente pediu a criação de duas frentes que possam atender às demandas da população do interior.

* O Parque seria dividido em dois grupos. Um contemplaria Palma, Arroio Grande, Pains, Passo do Verde e Arroio do Só. E o outro Santa Flora, São Valentim, Boca do Monte e Santo Antão.

* Isso é apenas uma proposta apresentada à Farret, porém ele, segundo a assessoria de Guerra, se comprometeu em repassar ao prefeito e dar encaminhamento à ideia.

* Outra proposta levantada pelos edis foi a contratação de serviço terceirizado emergencial para manutenção das estradas, já que muitas estão sem condições de trafegabilidade.

* O objetivo seria manter o serviço essencial, enquanto a prefeitura faz o levantamento do projeto do Parque de Máquinas.

*  Os 54 usuários do programa Passe Livre Estudantil Intermunicipal estão convidados a participar de reunião, na próxima segunda, no Salão de Atos do Palacete da SUCV.

* Serão duas oportunidades para o encontro: às 9 da manhã e às 2 da tarde. Nas reuniões serão repassadas informações sobre o programa. Quem faz a convocação é a Prefeitura, via Coordenadoria Municipal da Juventude.



2 comentários

  1. GEF

    Tenda do Movimento? Estamos numa cidade onde indivíduos sobem até não sei que andar dos edifícios para pichar. Era só uma questão de tempo e não será nenhum espanto se acontecer de novo.
    O jogador uruguaio. Algumas pessoas invocaram a condição social do jogador na infância para explicar o acontecido. Como se a maioria dos jogadores não tivessem origem humilde e nem por isto andam cometendo atos anti-desportivos.
    Outros acham que a justiça desportiva brasileira (que é um nicho de mercado que o lobby dos advogados desencavou para eles ganharem mais uns trocos) é a solução dos problemas da humanidade e que não daria uma punição severa. Advogados gostam de passar a mão na cabeça do infrator, a punição seria bem amena.
    O referido jogador deu uma cabeçada num juiz após receber cartão vermelho quando tinha 16 anos. Era conhecido no início da carreira pelo número de cartões que recebia.
    Em 2010 ganhou o apelido de "Canibal do Ajax" porque mordeu um jogador do PSV no ombro. Ganhou dois jogos de suspensão do próprio clube. Em 2011 ele cometeu atos de racismo contra outro jogador durante um jogo do campeonato inglês. Tomou 8 jogos e multa de 40 mil libras. Em 2013 ele mordeu outro jogador durante um jogo da Champions League. Levou multa e 10 jogos de suspensão. Aconteceu o que aconteceu na copa e ele ganhou nova punição. Não há nada para se espantar. E esta "luta de classes" entre países é, como toda "luta de classes", uma invenção teórica. Jogadores com folha corrida melhor já foram punidos. Leonardo em 1994 deu uma cotovelada num americano (que quebrou a mandíbula) e levou 4 jogos. Um italiano na mesma competição levou 8 jogos após quebrar o nariz de um adversário. Exemplos não faltam. E o Zidane? Já tinha anunciado a aposentadoria.

  2. oaranhanegra

    ""que é um nicho de mercado que o lobby dos advogados desencavou para eles ganharem mais uns trocos) é a solução dos problemas da humanidade e que não daria uma punição severa. Advogados gostam de passar a mão na cabeça do infrator, a punição seria bem amena.""
    Discurso Racista com o atleta Uruguaio e jogadores em geral e discriminatório em relação, aos operadores do Direito.
    Com à palavra um Advogado..esperamos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *