ColunaObservatório

OBSERVATÓRIO. E nasce o maior herói militar de Santa Maria. Foi há quase 200 anos, no final de abril

Isso é história!

4 de abril de 1827 Nasce na Colônia Três Forquilhas, hoje Irati, então município de Torres, João Niederauer Sobrinho, filho de Felipe Leonardo Niederauer e de Ana Catarina Diehl, sendo batizado na capela luterana da atual Itati… Discordavam os historiadores quanto ao local de nascimento daquele que foi a maior glória militar de Santa Maria, gloriosamente morto a 13.12.1868 em consequência de grave ferimento recebido no final da Batalha de Avaí, travada dois dias antes.

Após pesquisar nos arquivos do Arcebispado de Porto Alegre e do Bispado de Caxias, por julgá-lo católico, religião na qual se casou e professou enquanto viveu em Santa Maria, ocorreu-me vasculhar os arquivos protestantes, tendo a felicidade de encontrar seu registro de batismo nos livros da comunidade luterana de Itati, sede que foi da Colônia de Três Forquilhas, então pertencente ao município de São Domingos de Torres.”

(Da terceira edição do livro “Cronologia Histórica de Santa Maria e do extinto município de São Martinho”, de Romeu Beltrão)

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo