REGIÃO. Vereadores de Itaara querem a Ferrovia Norte-Sul e entregam uma moção ao líder do governo
O ato de entrega aconteceu hoje, na comuna do alto da serra e, segundo Valdeci Oliveira, vai fortalecer a luta para que o trajeto da superferrovia passé pelo centro do Estado – como, aliás, estaria já garantido, segundo contatos feitos no mês passado em Brasília.
Sobre a manifestação dos parlamentares de Itaara, confira o material produzido e distribuído pela assessoria de imprensa do parlamentar. O texto e a foto são de Tiago Dias. A seguir:
“Apoio para Ferrovia Norte-Sul
A construção da Ferrovia Norte-Sul ganha cada vez mais apoios na Região Central do Estado. Nesta segunda (2), os vereadores de Itaara entregaram uma moção de apoio ao projeto para o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), que é um dos coordenadores do Comitê Regional de Mobilização Permanente pela nova ferrovia.
O documento foi proposto pelo vereador Rogério de Paula (PMDB) e recebeu aprovação de todos os demais parlamentares. Rogério destacou que a construção da ligação representa o fortalecimento da economia da região e do próprio município. “Todos os partidos que compõem a Câmara reconhecem o valor desta luta e estão juntos nela”, afirmou Rogério.
Ao receber a moção, Valdeci detalhou a agenda que realizou em Brasília, no mês passado, com a direção da Valec Ferrovias, estatal responsável pela reestruturação do transporte ferroviário nacional. O deputado lembrou que o traçado da Norte-Sul deverá contemplar Itaara, Cruz Alta, Santa Maria e Cachoeira do Sul, já que o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) apontou o roteiro como o mais viável no trajeto entre Santa Catarina e o Porto de Rio Grande.
“A Região Central foi valorizada no estudo e Santa Maria apontada como um polo logístico da futura ferrovia, da onde partirão diversos ramais ferroviários em direção a outras regiões do Estado e aos países do Mercosul. O apoio de vocês só fortalece a inclusão da região nesse projeto”, destacou.”
A ferrovia vai aproveitar muito do que já existe para diminuir custo. E tudo isto daí é marketing.
Só agora fizeram isso?