EsportePolítica

BARÇA. Um clube pode mudar a história de um país?

POR MAIQUEL ROSAURO

Você já ouviu falar na Catalunha? É bom provável que conheça esta região da Espanha por dois motivos: pelo movimento separatista e pelo famoso clube de futebol onde jogam Lionel Messi e Neymar Jr, o Barcelona. Pois o “Barça”, como é chamado pelos seus torcedores, pode influenciar o futuro da Espanha. Leia abaixo na matéria da BBC Brasil:

Barça é peça fundamental para independência da Catalunha

Um relatório afirma que um posicionamento favorável do Futebol Clube Barcelona poderia influenciar entre 30% e 40% dos eleitores no referendo sobre a independência da Catalunha, região nordeste da Espanha.

O relatório que traz estes dados foi encomendado pelo governo espanhol e é secreto, mas foi divulgado pela revista Interviu.

O governo catalão de Artur Mas convocou para 9 de novembro uma consulta em que os catalães responderão se querem que a região seja um Estado independente. O governo central da Espanha não apoia o referendo e o considera inconstitucional.

Enquanto os partidos a favor da independência se movimentam para realizar a consulta, os governos central e regional estão conscientes de que o Barça pode pesar na balança separatista.

“Ainda que o Barça seja um clube global, somos um clube catalão e catalanista e estaremos ao lado do nosso país (Catalunha)”, declarou o presidente da entidade, Josep Maria Bartomeu, durante uma entrevista coletiva no dia 2, no estádio Camp Nou.

“O Barça não entra em política, mas sempre estará com a maioria dos catalães”, acrescentou o presidente.

O governo da Catalunha nega que tenha buscado apoio formal do clube, já que se trata de uma entidade esportiva e privada.

“Mas o Barça sempre mostrou um grande catalanismo, mostrou estar do lado do governo e do Parlamento da Catalunha e não fez ações em posicionar-se ao lado do movimento (independentista) porque esse não é seu trabalho”, afirmou à BBC Brasil o secretário geral de Esporte da Catalunha, Ivan Tibau, em entrevista por telefone.

O secretário reconheceu que, mesmo indiretamente, o Barça contribui para o debate sobre a independência.
“Graças a sua magnitude, o Futebol Clube Barcelona ajuda que o território catalão e o que acontece aqui sejam mais conhecidos ao redor do mundo”, ressaltou Tibau.

O Barça tem 350 milhões de seguidores no mundo, segundo o presidente.

CLIQUE AQUI e leia a matéria completa.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo