Eleições 2014EstadoPesquisaPolítica

IBOPE. O “fator Olívio” é a única grande diferença perceptível na última pesquisa. E tudo está em aberto

Olívio, que participou dos eventos da economia solidária, é a novidade na pesquisa
Olívio, que participou dos eventos da economia solidária, é a novidade na pesquisa

A análise não é deste editor. Que, porém, concorda com ela. Quem a faz é o cientista politico Benedito Tadeu César. Que não viu grandes diferenças entre a mais recente pesquisa feita pelo Ibope, sob encomenda do grupo RBS, e divulgada no final de semana, e as anteriores. Até mesmo os indices baixos de José Ivo Sartori (PMDB), para o Piratini, e o de Beto Albuquerque (PSB) para o Senado, não indicam necessariamente que eles já estão fora do páreo.

Especialmente para o Governo do Estado, há os casos de Germano Rigotto (2002) e Yeda Crusius (2006), que partiram de indices ínfimos para uma vitória consagradora. Mas o Senado…. Bem, aí a situação se modificou bastante. E por uma exclusiva razão: a entrada no jogo do ex-governador Olívio Dutra, do PT, que definitivamente abalou por completo a até então decantado favoritism de Lasier Martins (PDT). Vale conferir o texto de Tadeu César, publicado originalmente no jornal eletrônico Sul21. A foto é de Maiquel Rosauro. A seguir:

Praticamente nada de novo sob o sol – última Pesquisa Ibope/RBS para o Governo do RS e o Senado

A não ser pela mudança no cenário de intenções de voto registrada na disputa pelo Senado – na qual agora Lasier Martins (PDT), com 31%, perde a liderança folgada que exibia na pesquisa Ibope/RBS de abril, encontrando-se em empate técnico com Olívio Dutra (PT), com 28% – nada se alterou no quadro eleitoral rio-grandense de acordo com os dados da última pesquisa Ibope/RBS divulgada no último domingo (20).

Em uma pesquisa onde a margem de erro admitida é de três pontos percentuais, para cima e/ou para baixo, o que implica a possibilidade de oscilações de até seis pontos percentuais, Ana Amélia aparece com um ponto a menos do que exibia na pesquisa de abril e Tarso Genro aparece agora exatamente com o mesmo percentual que detinha na pesquisa anterior.

Ainda que Ana Amélia apareça com percentual maior, Tarso Genro e Ana Amélia, em função da margem de erro admitida, encontram-se em empate técnico. Ana Amélia tanto pode ter os 37% registrados, quanto pode ter 40% ou pode ter 34%. Tarso Genro tanto pode ter os 31% registrados, quanto pode ter 34% ou pode ter 28%. Assim, tanto Ana Amélia pode estar 12 pontos à frente de Tarso Genro, quanto pode estar apenas três pontos, quanto pode, ainda, estar ocorrendo uma situação de empate onde Tarso Genro e Ana Amélia têm, ambos, 34% das intenções de voto.

Rigorosamente, portanto, a nova pesquisa Ibope/RBS deixou claro que nada se decidiu e nada se pode afirmar com relação às posições reais dos candidatos às eleições gaúchas, seja para a vaga ao Senado Federal, seja para a vaga ao Governo do Estado. Há dois candidatos no páreo para o Senado, empatados tecnicamente, com um terceiro, Beto Albuquerque (PSB), correndo à margem, sem que seja possível se antever qual dos dois tem maior chance de vitória e sem que seja possível, ainda, descartar o terceiro colocado da disputa…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Caro Claudemir :
    Bom dia !
    Também concordo que a única mudança significativa se dá na posição de Olívio. De outro viés , é possível afirmar, com base na exposição de mídia dos três candidatos ao governo, que há uma consolidação de suas posições em face ao último levantamento. Bem, a ruptura dessas posições fica a cargo dos que possuem a expertise para tanto.
    Abs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo