Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
EconomiaSanta Maria

INFLAÇÃO. Preços, em SM, crescem 4,57% em 2014

No quadro, como se comportaram os preços, inclusive para cada grupo de bens e serviços
No quadro, como se comportaram os preços, inclusive para cada grupo de bens e serviços

Os preços medidos pelo Índice do Custo de Vida de Santa Maria (ICVCM) apresentaram uma alta de 4,57% nos primeiros seis meses deste ano. Se comparado com igual periodo do ano passado (2,85%) é uma enormidade. No acumulado dos últimos 12 meses, o índice de aumento alcança 6,95%. O que significa, objetivamente, que se não houver uma retração no segundo semestre, 2014 encerrará com crescimento de preços bastante superior aos 6,58% de 2013.

Sobre tudo isso, vale a pena conferir a íntegra do ICVSM, um trabalho do Laboratório de Práticas Econômicas do curso de Economia da Unifra. A coordenação Geral é do professor Mateus Sangoi Frozza, com Valduino Estevanel na coordenação de Estatística e a análise econômica de Taize de Andrade Machado Lopes e Rafael Pentiado Poerschke. Acompanhe, a seguir, um trecho:

“O custo de vida em Santa Maria, medido pelo ICVSM, registrou elevação de +0,44% no mês de junho de 2014, interrompeu uma trajetória de alta e voltou a situar-se praticamente no mesmo patamar do primeiro mês do ano. Em termos acumulados, no ano (alta de +4,57%), houve uma grande elevação em relação ao primeiro semestre de 2013, que fechou com um aumento de +2,85%.

Olhando pelo horizonte dos últimos 12 meses, observa-se um acréscimo de +6,95% nos preços dos bens e serviços acompanhados pelo índice geral. No ano passado, o custo de vida havia subido +6,58% nos 12 meses encerrados em junho. Disso se conclui que há uma grande assimetria entre o comportamento do custo de vida no 1º semestre deste ano em comparação com o ano passado.

Os preços não permanecem estáveis, ai­nda que nos 12 meses em análise, a inflação ultrapassou o teto da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) em nível nacional…”

PARA CONFERIR A ÍNTEGRA DO ICVSM, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo