Santa MariaTragédia

KISS, 18 MESES. Minuto do Barulho na Catedral do Mediador. Antes, almoço, mateada e ‘Amor no Cabide’

kiss seloDaqui a pouco, 3 da manhã, para ser exato, se completarão exatos 18 meses do início de uma tragédia que enluta Santa Maria e o mundo. Começava, na boate Kiss, na rua Andradas, aquele episódio que provoca sentimentos de dor e revolta em todos os preocupados com a humanidade. 242 meninos e meninas, com um mundo de vida pela frente, eram levados precocemente. Outros 600 ficaram feridos – muitos com sequelas permanentes. Justiça? Ainda se espera por algo minimamente parecido com isso.

Familiares e amigos das vítimas, mês a mês, se encarregam de fazer lembrar o que aconteceu naquele 27 de janeiro de 2013. Neste domingo não será diferente. Um punhado de atividades ocorre em Santa Maria e, quem sabe, também noutros lugares. O grande destaque, e que já se tornou norma pétrea das lembranças, é o “minuto do barulho” – uma forma peculiar de mostrar a alegria daqueles jovens. Será às 6 da tarde, em frente à Catedral do Mediador, na avenida Rio Branco, antecedendo a um ato ecumênico. Uma hora depois também haverá missa, na Igreja das Dores.

Serão as atividades culminantes de um dia que se prevê intense. Ao meio dia, no restaurante Tertúlia, acontece um almoço dedicado aos pais – tradicionalmente comemorado no segundo domingo de agosto, foi antecipado para que, naquela data, as famílias possam fazer sua atividade privada.

kiss cabideÀ 1 da tarde, na Praça Saldanha Marinho, prevê-se uma mateada. Exatamente no mesmo lugar em que, desde às 11, prepara-se uma ação que ainda não havia ocorrido, nesse ano e meio. O Movimento do Luto à Luta, que também congrega pais e familiares das vítimas, se unirá ao movimento “Amor no Cabide” – que consiste em espalhar cabides com doações de agasalhos pela cidade (como você leu em nota aqui PUBLICADA). Qualquer pessoa pode colaborar e ir á praça, onde se localiza a tenda da vigília do MLL, doando roupas, cobertores, calçados, meias, luvas, mantas ou toucas.

É, portanto, um domingo de lembrança, de dor, de luta por Justiça. E também, por que não, de solidariedade. Tudo para marcar os 18 meses da tragédia.

ATENÇÃO


1) Tua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo