LUNETA ELETRÔNICA. Rebelião na Coperves (?), professores, secretário na cidade, mostra dos trens…
* Foi por pouco. Uma reunião da Comissão Permanente do Vestibular da UFSM, na manhã passada, foi convocada para tratar de um único tema: a autoextinção.
* Exatamente isso. A ideia era a renúncia coletiva, a ser comunicada ao reitor Paulo Burmann. Razões? Não ficaram muito claras, mas obviamente têm a ver com a indefinição acerca do sai-não-sai vestibular.
* Certamente, porém, não é apenas isso. Não deve ser, ao menos. Só algum tipo de descontentamento, com o qual ao menos este editor não atina, poderia determinar tal decisão.
* De todo modo, em algum momento do encontro, surgiu a turma do deixa-disso. Chegou-se a dizer que a medida significaria confusão muito maior do que a já existente. E o pessoal desistiu. Pelo menos por enquanto.
* Em sessão extraordinária, a Câmara de Vereadores aprovou, na tardepassada, projeto que autoriza a Prefeitura a contratar professores de forma emergencial.
* As contratações, explica o executivo, serão até 31 de dezembro, quando encerra o ano letivo e visam a substituir as licenças temporárias.
* A medida não está agradando aos docentes da rede, que querem, mesmo, é concurso público para preencher vagas, uma vez que a categoria está sobrecarregada.
* Este tema, certamente, será incluído entre os que serão discutidos ao longo desta quarta-feira, em manifestação que já havia sido marcada pelos trabalhadores, através de seu sindicato, como você leu AQUI na noite desta terça.
* O secretário de Infraestrutura e Logística, João Victor Domingues, participa nesta quarta-feira de reuniões em Santa Maria para acompanhar as obras na região.
* Às 11 da manhã, Domingues se reúne com o prefeito Cezar Shirmer para tratar da Faixa Velha para Camobi e, às 2 da tarde, fala com a com a comissão de acompanhamento da mesma rodovia na Câmara.
* Nessa reunião, será apresentado o projeto do viaduto. Ainda na Câmara, às 3 e meia, Domingues recebe a comissão da Quarta Colônia de Faxinal do Soturno e Ivorá.
* A Procuradoria Regional Eleitoral pediu a impugnação de várias candidaturas, entre elas a do deputado Valdeci Oliveira, que busca a reeleição.
* O pedido é por conta dos apontamentos do Tribunal de Contas. Valdeci deve apresentar a defesa que será baseada, provavelmente, na decisão da Câmara de Vereadores, que o inocentou.
* O deputado Jorge Pozzobom é contra a extinção da Justiça Militar do RS. Aliás, uma das raras do País. E defendeu isso em audiência pública nesta terça.
* O evento foi promovido pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia. O tucano entende ser inconstitucional a PEC que prevê o fim da JMRS.
* Até 11 de agosto é possível conferir na Cesma (Professor Braga 55, 2º andar) a exposição de quadros do artista Cesar Fávero, “Flora ao Cubo”.
* A mostra conta com 12 obras (confira uma na foto ao lado) divididas por temas como “poesia, pintura e fotografia”. A exposição é dedicada à mãe de Fávero, que está acometida pelo mal de Alzheimer.
* Santa Maria vai receber, ainda neste mês, a Exposição Fotográfica “O Rio Grande na era dos trens”, de Alfonso Abraham e José Abraham.
* A abertura oficial da mostra será realizada no dia 22, às 7 da noite, na Sala Iberê Camargo (localizada no 2º andar do Arquivo Público Municipal, na Rua Appel, 900). A Exposição fica aberta ao público até 15 de agosto.
* “O Rio Grande na era dos trens” é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Museu de Arte de Santa Maria (Masm).
* Segundo o autor e curador da Exposição, Alfonso Abraham, a mostra é um verdadeiro documento historiográfico de imagens dos dois profissionais, que registraram quatro décadas do transporte ferroviário no Rio Grande do Sul, no período de 1950 a 1984.
* Para saber mais do evento e de seus autores, além de obter mais informações, confira material produzido pela assessoria de imprensa da Prefeitura (AQUI).
Gente, que "bafão"! É isso que dá apostar em equipe comprometida com a "Eleição" da "Gestão", em vez da "Instituição" e sua "Missão".
Olá Claudemir
Quero te convidar para conhecer meu trabalho que está em exposição no MASM. Sou aluna do curso de Artes Visuais da UFSM, e esta é a minha primeira exposição que tem a curadoria da professora Rebeca Stumm. A oportunidade para divulgar este trabalho foi por meio do edital que o MASM publica todos os anos para ocupação dos espaços públicos da prefeitura.
O "Jardim Cerâmico" está aberto a visitação deste o dia 03/07 até o dia 30/07. No dia 29 farei um coquetel com lançamento do catálogo referente a esta exposição e gostaria muito se você puder comparecer.
Acompanho o teu trabalho principalmente pelo jornal A Razão (sextas-feiras) e sou tua fã.
Abraço.
É um pouquinho mais complicado se não estou desatulizado. Se a verba é de convênio com outro ente da federação, a competência de julgar as contas é do Tribunal de Contas e não da CV. Para que não ocorra a impugnação é necessário uma decisão judicial derrubando a decisão do TCU. Salvo melhor juízo.