ColunaObservatório

OBSERVATÓRIO. Campanha “pegada” a caminho

Essas bandeiras você só verá mais no final da campanha. Mas, até lá, não faltará disputa
Essas bandeiras você só verá mais no final da campanha. Mas, até lá, não faltará disputa

Os tribunais superiores, TSE em Brasília e TRE nos estados, inclusive no Rio Grande, estão de plantão neste sábado. Esgota-se, exatamente três meses antes do pleito, o prazo para a inscrição de candidatos a quaisquer dos cargos em disputa no dia 5 de outubro.

A quase totalidade dos nomes já é conhecida. No entanto, é o que recomenda a memória histórica, nunca se deve descartar os “da última hora”. Seja para concorrer ou desistir. Assim é que, na verdade, só no domingo se saberá, meeeesmo, e oficialmente, quem vai em busca dos votos do cidadão.

Em Santa Maria, inclusive, persistiam questões sem resposta, até o momento em que esta coluna era fechada. É prudente duvidar de algumas candidaturas, assim como não se pode descurar do fato de novidade aparecer.

O certo, porém, é que já segunda-feira, se não chover, será possível verificar, quem sabe, mudança no cenário urbano. Dentro dos limites da legislação, os candidatos terão que vir a público. Mais do que já fizeram, antes do prazo. Mas, atenção: exceto nos 15 dias antes do pleito, por conta do entusiasmo da época, a população não está lá muito a fim de ser agredida visualmente. Sugere-se ponderação no uso de artifícios “originais” para o trololó eleitoral.

Mesmo que escassa, ainda mantém-se a esperança, por exemplo, de que os candidatos locais se comprometam, toooodos, a não colocar aqueles horrendos cavaletes que interferem no trânsito já caótico da comuna.

De todo modo, imagina-se campanha “pegada”, pela quantidade de candidatos competitivos. Tanto no pleito majoritário, governador e senador, quanto na proporcional. E Santa Maria é exemplo: afinal, há no mínimo uma dezena de concorrentes que entram na disputa com chance (maior ou menos) de vitória. Só isso já garante emoção suficiente para os próximos três meses. Pode apostar.

 

ATENÇÃO


1) Tua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo