Artigos

As melhores oportunidades surgem nos momentos de crise – por Carlos Costabeber

As gerações mais jovens não têm ideia de como era a economia brasileira, até o advento do Plano Real. Os mais antigos ainda lembram da inflação mensal de 50%, dos Planos Cruzado, Cruzado 2, Bresser, Verão e Collor; das trocas de moeda; da ciranda financeira do “overnight”. Para a população e para as empresas foram anos terríveis. A perda de poder aquisitivo da nossa moeda corroía os salários dos trabalhadores, e os empresários só se preocupavam em administrar seus recursos financeiros.

Mas era outra época! A concorrência era bem menor, e as margens de lucro maiores do que atualmente! Mesmo assim, foi um período de muita quebradeira, e os consumidores corriam aos supermercados no mesmo dia em que recebiam seus salários, para fazer o “rancho para todo o mês” – tentando diminuir as perdas geradas pela alta constante nos preços.

Felizmente, hoje temos uma moeda estável, a inflação sob relativo controle, e o país está mais resguardado frente a eventuais dificuldades.

Mas enquanto muitas empresas ficaram pelo caminho, outras tiraram lições daquela época de turbulência. Em razão disso, sempre levei muito a sério a máxima: ESTAR SEMPRE PREPARADO PARA O PIOR.

Nós, brasileiros temos a mania de que os problemas podem ser resolvidos com facilidade, de que sempre haverá um “jeitinho” de se safar de uma situação de perigo. E isso, na vida pessoal e nos negócios, pode ser fatal.

E esse é o sentido desse alerta, pois o Brasil está entrando num período de dificuldades, com reflexos tanto para os profissionais como para os negócios. Obrigatoriamente o país terá de passar por reformas estruturais significativas, para sair da zona de risco. O próximo Presidente e o novo Congresso terão de tomar decisões muito corajosas, pois não podemos seguir nesse rota de desacertos.

De uma maneira ou de outra, teremos reflexos diretos e indiretos, sobre o futuro dos negócios e dos empregos. A cada um de nós caberá a responsabilidade de “fazer uma leitura” do que teremos pela frente. E não serão dias fáceis, tenham certeza. Basta ver o que já está ocorrendo com o setor automotivo e com a construção civil.

Mas, por outro lado, SÃO NOS MOMENTOS DE CRISE, QUE SURGEM AS OPORTUNIDADES. E é grande o número de exemplos que encontramos na história econômica, de gente que conseguiu transformar momentos difíceis, em realizações de muito sucesso.

Foi o que aconteceu comigo em 2008/2009, quando  apostei  contra todas as expectativas, e vendi 1.000 carros novos nos 4 meses mais críticos da crise financeira mundial. Um “case” na Ford brasileira! Essa decisão me valeu uma experiência magnífica, que pode ser repetida outras vezes, em menor escala.

Concluindo: tenham muito cuidado com a situação econômica que está chegando. Mas fiquem ainda mais atentos, para as OPORTUNIDADES que sempre surgem em momentos como esse. A prova é que o mundo está cheio de exemplos de sucesso, com demonstrações de coragem, experiência, inteligência e senso de empreendedorismo.

Um desafio e tanto!

Tenham uma boa semana!

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo