OBSERVATÓRIO. A boca do monte e novas comunas
Isso é história!
“16 de março de 1832 – Uma escritura pública desta data informa que o nome oficial da povoação é Capela do Acampamento de Santa Maria da Boca do Monte, que a Rua do Acampamento ainda se chama de São Paulo e a Dr. Bozano e conhecida por Pacífica.
20 de junho – São Martinho é elevada à capela curada, com a denominação de Capela de Cima da Serra de São Martinho da Boca do Monte.
24 de setembro de 1832 – Retira-se o cura de Santa Maria Pe. Sotomaior e Araújo. De acordo com o Pe. Rubert, foi nomeado alferes capelão militar em 1856, membro da Assembleia Provincial do Paraná e faleceu em Curitiba.
12 de novembro de 1832 – São elevadas a vilas as freguesias de Alegrete, Caçapava, Livramento e São Gabriel, sendo criados os respectivos municípios, desmembrados de Cachoeira.”
(Da terceira edição do livro “Cronologia Histórica de Santa Maria e do extinto município de São Martinho”, de Romeu Beltrão)
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.