OBSERVATÓRIO. Capitão Valença e viajante francês
Isso é história!
“1832 (data indeterminada) – Foi provavelmente nesse ano que se deu a inscrição de José Alves Valença na Guarda Nacional de Cachoeira, criada em 18.8.1831.
1833 (data indeterminada) – É criada a Guarda Nacional de Cachoeira, com um núcleo no distrito de Santa Maria da Boca do Monte, comandado pelo Cap. José Alves Valença.
27 de fevereiro de 1834 – Em viagem de Buenos Aires para Porto Alegre, através do Uruguai e interior da provínvia, passa por São José da Porteirinha o viajante francês Arsène Isabelle. Deixou um interessante relato de viagem, publicado em 1835, no Havre, França, e traduzido por Teodemiro Tostes, em 1949.
21 de abril de 1834 – Toma posse o juiz de paz Jacinto José de Sousa, que foi o primeiro cobrador do imposto de tabernas no distrito, em 1819.”
(Da terceira edição do livro “Cronologia Histórica de Santa Maria e do extinto município de São Martinho”, de Romeu Beltrão)
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.