ColunaObservatório

OBSERVATÓRIO. Única coisa certa no PMDB: divisão

Ziulkoski (Dilma) e Sartori (antiDilma): quem vence essa parada, no PMDB gaúcho?
Ziulkoski (Dilma) e Sartori (antiDilma): quem vence essa parada, no PMDB gaúcho?

A menos que algum tipo de acordo ocorra, o que não é impossível, somente em 15 de março, numa prévia, o PMDB gaúcho escolherá o nome de seu candidato ao Palácio Piratini. Presume-se, até lá também se saberá se Pedro Simon desocupa ou não o lugar, e concorre ou não a mais um mandato de Senador.

Tanto quanto em 2010, o partido, protagonista da política gaúcha desde o MDB, está dividido. E a razão é a mesma, basicamente: apoiar ou não a posição nacional da sigla, que, com Michel Temer de vice, fará dobradinha com o PT de Dilma Rousseff.

Parte dos peemedebistas, dentre os quais pontificam Eliseu Padilha e Mendes Filho, fecha com a reeleição de Dilma. Outro pedaço, e, dentre os mais ardorosos defensores, estão Osmar Terra e Alceu Moreira quer ver bem longe a atual presidente (e o vice, Temer, peemedebista). Sim, os partidos são nacionais, mas…

Ah, a diferença, em relação a 2010 é que, então, o PMDB tinha só um candidato a governador, José Fogaça (cadê ele, hein?). Agora tem dois. Desnecessário dizer que um é dilmista, Paulo Ziulkoski, e outro quer o petismo (e Temer, peemedebista) pelas costas, José Ivo Sartori.

Prefeitos do partido, majoritariamente, estão com Ziulkoski, numa bem amarrada articulação que tem Padilha à frente. E prefeitos, decidiu o Diretório Estadual, votam na pré-convenção de 15 de março. Eles, e também seus vices, os vereadores, os presidentes das seções municipais – além, claro, dos integrantes do diretório estadual e os delegados eleitos em cada comuna.

O discurso de unidade, feito pelos pré-candidatos, é muito bonito. É da política. No mundo real da busca do voto, porém, já se sabe: os que são Dilma/Temer ficarão com a dupla, os demais ficarão com Aécio Neves ou Eduardo Campos. Trocando em miúdos: o PMDB gaúcho está irremediavelmente dividido. Só falta saber, mesmo, o tamanho das duas partes.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

5 Comentários

  1. O PMDB é o retrato do Brasil. Não culpem o PT ou PSDB por este país está do jeito que está, culpem o PMDB. Esse partido está no poder desde sempre, foi metade arena, traiu Ulisses, Quércia tudo para manter o partido aliado a quem lhe dá sustentação. Ele é o governo, nunca foi o PT ou PSDB (estou dizendo isso nos tempos de democracia apenas). Se este país é o caos que é em corrupção, em negociatas de cargos e poder, isso se deve a este partido. Não me venham os pmdbistas com aquela velha ladainha que aqui é diferente, blá, blá, blá… são a corrupção instalada nessa nação. São o cancêr que não dos deixa crescer.

  2. PMDB, um partido que tem em seus quadros, pessoas do n~ivel de Jose Sarney, Jader Barbalho, Renan Qualheiros, Roberto Requiao, Roseana Sarney, Michel Temer, etc, nao merecem a menor credibilidade e respeito, sao tudo o que ~e de pior e podre na pol~itica nacional,…quem apoia essa gente e t’ao cumplice e traidor quanto eles!

  3. Uma pergunta…esses partidos nao tem Regimento Interno, Estatutos Partidarios…pois se nao, pq a pergunta de que se vao ou nao apoiar a Dilma, aja visto que nacionalmente o PMDB e o PT estao juntos…alem disso, alguem ainda confia neste partido, o PMDB…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo