AssembleiaMemóriaPolítica

ASSEMBLEIA. 13 suplentes assumiram vaga e pelo menos 8 viraram titulares. Um, pela morte de Chicão

Cadeiras só ficam vazias para as fotos. Na ausência de titulares, os suplentes assumem
Cadeiras só ficam vazias para as fotos. Na ausência de titulares, os suplentes assumem

O editor confessa ter feito uma conta apressada. Ainda assim, garante: pelo menos oito dos 13 suplentes que, em algum momento, assumiram uma cadeira na Assembleia Legislativa, acabaram se tornando titulares. A maioria por conta de alguns eleitos em 2010 que concorreram e venceram pleitos municipais dois anos depois.

Um caso, por exemplo, afetou a região por conta de uma tragédia. O pepista Ernani Polo ocupou o lugar de Chicão Gorski, morto em acidente de trânsito. Mas, quem são os 13 que assumiram? O tema mereceu reportagem, assinada por Luis Osellame, produzida e distribuída pela Agência de Notícias do parlamento gaúcho. A foto é de Galileu Oldenburg. Acompanhe um trecho, a seguir:

ELEIÇÕES 2014Treze suplentes assumiram cadeiras no Parlamento gaúcho durante a 53ª Legislatura 

Depois de preenchidas todas as 55 vagas da Assembleia Legislativa gaúcha, os candidatos não eleitos de cada coligação ou partido que obteve assento no Parlamento passam a compor a lista de suplentes, em ordem decrescente de acordo com o número de votos nominais que cada um recebeu. Nesta Legislatura, 13 suplentes foram chamados a exercer mandato parlamentar.

Os suplentes são convocados pela Mesa Diretora da Casa nos casos previstos pelo Código de Ética Parlamentar, com base na Constituição Federal. Entre os motivos, estão falecimento, renúncia, perda de mandato, licença médica superior a 120 dias e investidura em outros cargos públicos.

Licença maternidade não exige mais a substituição por suplente
Em 25 de março deste ano, a Assembleia gaúcha aprovou projeto de resolução alterando o Código de Ética Parlamentar e permitindo que as deputadas em licença maternidade de até 120 dias não sejam substituídas por suplente.

A alteração teve origem em pedido protocolado pela bancada do PT junto à Mesa Diretora da Casa, que acolheu a sugestão e propôs o projeto de resolução. A deputada petista Ana Affonso foi a primeira a se beneficiar da medida – Ana deu à luz a pequena Sophia em 27 de fevereiro, mas só passou a gozar do benefício após a aprovação da resolução. A deputada Juliana Brizola (PDT) também poderá usufruir dessa inovação nesta Legislatura, tendo dado à luz sua segunda filha, Angelina, neste 1º de setembro.

Suplentes que assumiram cadeiras durante a 53ª Legislatura

Ao longo dos quatro anos da 53ª Legislatura, 13 deputados de seis diferentes partidos foram convocados para assumir  uma cadeira no Parlamento gaúcho, por razões diversas, como a morte de um parlamentar (Chicão Gorski, falecido em um acidente de carro em 2011) ou a eleição do titular da vaga para outro cargo público – caso das  vagas deixadas pelos ex-deputados Alexandre Lindenmeyer, Luís Lauermann (PT), Alceu Barbosa Velho, Paulo Azeredo (PDT), Luciano Azevedo (PPS) e Marco Alba (PMDB), todos eleitos prefeitos nas eleições de 2012…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo