AssembleiaCâmara de VereadoresEleições 2014EstadoJudiciárioPesquisaPolítica

LUNETA ELEITORAL. Vem mais pesquisa aí, Câmara e Assembleia, campeões, José Farret, propaganda…

* O dia foi de entrevistas de agradecimento e, também, de manifestações de alguma maneira pública, dos candidatos vencedores ou derrotados.

* O vereador Marcelo Bisogno, por exemplo, utilizou seu perfil no Feicebuqui para enviar mensagem aos eleitores. E ressaltou que, mesmo sem ter obtido a eleição, “saímos fortalecidos”.

* Bisogno diz, textualmente: “duplicamos a votação da candidatura de 2012, passando de 8.713 votos para 16.728, ficando como 17º deputado mais votado do PDT”.

* É uma frase verdadeira. Mas não totalmente. Afinal, em Santa Maria o pedetista não “duplicou” o desempenho. Aqui, fez 13.668. É muito voto. E digno de festejo. Mas não são 16.728 – o restante foi obtido em outras comunas.

* Agora, voto, voto meeeesmo, tem quem faz mais de um milhão. E só dois ultrapassaram essa marca, no Brasil inteiro. Ambos eleitos deputados federais por São Paulo.

* Os donos dessa frota de centenas de caminhões lotados de voto são Celso Russomano (PRB) e Tiririca (PR). O primeiro fez estrondosos 1.517.673 e o segundo 1.013.152. Junta, a dupla fez mais de 12% de todos os votos paulistas.

* Só para comparar, os campeões de votos no Rio Grande foram o pepista Luiz Carlos Heinze, do PP, com 162.462, e Manuela D’Ávila, do PC do B (estadual), com 222.436.

* Um dos fatos constrangedores dessa eleição, em Santa Maria, foi a impossibilidade de José Farret votar, no domingo. Ele não sabia que seu título estava cancelado.

* O vice-prefeito, que recorre a decisão judicial que o condenou por peculato, a um ano e nove meses de prisão, convertida em multa e prestação de serviços comunitários.

* Na tarde desta segunda, Farret EXPLICOU ao repórter Leandro Belles, conforme nota na versão online do Diário de Santa Maria, que só soube porque foi até “à Justiça Eleitoral para saber o que havia ocorrido e fui informado que era por causa daquele processo”.

* Como Farret recorreu da decisão, informa o texto no DSM Online, “e esse recurso ainda não foi julgado pela Justiça, o título fica cancelado até o julgamento final”.

* Pela Lei Eleitoral, “quem tem condenação judicial corre o risco de ter o documento de votação suspenso, o que acabou ocorrendo com o vice-prefeito”, dá conta a nota do DSM.

* Enfim, acaba o “recesso virtual” da Câmara de Vereadores. Imagina-se que, na sessão desta terça, já com TV Câmara, não faltem discursos.

* Inclusive porque, conforme o Boletim Legislativo 058/2014, que traz a Ordem do Dia, só há um requerimento (congratulações) a ser votado e a participação de líder comunitária da Associação das Vilas Bela União, Jordânia e Portão Branco.

* Imagina-se uma série de agradecimentos dos edis-candidatos que, lamentavelmente, não lograram êxito na sua tentativa de virar deputado.

* O mesmo, diga-se, deve acontecer na Assembleia Legislativa, onde há gente que também não voltará em 2015. Com uma diferença: há quatro projetos em condições de ser votados e que os líderes partidários devem aprovar.

* Um deles, inclusive, de certa maneira tem a ver com Santa Maria. Deve ser aprovado o nome do ex-vereador João Nascimento para compor o Conselho Superior da Agergs.

* Oficialmente, de acordo com o Código Eleitoral, desde às 5 da tarde desta segunda já começou a campanha eleitoral para o segundo turno – embora a proclamação oficial do resultado deva ocorrer nesta terça.

* Aliás, depois disso, são 48 horas até que recomece o trololó eletrônico, o que deve ocorrer entre quinta-feira e sábado.

* A diferença, agora, é que os candidatos terão tempos iguais, 10 minutos, para apresentar seu programa. No caso do Rio Grande do Sul, serão dois programas de 40 minutos, no rádio e na TV. Metade para o pleito estadual, outro tanto para o federal.

* Assim é que José Ivo Sartori e Tarso Genro dividirão o tempo disponível na disputa ao Piratini, enquanto Dilma Rousseff e Aécio Neves farão o mesmo, para o Planalto.

* Justificadamente contestadas, as pesquisas de intenção de voto já estarão de volta nesta semana mesmo. Há pelo menos três registradas, buscando saber o que pensam os eleitores acerca de Dilma e Aécio.

* O Datafolha e o Ibope devem divulgar as suas na quinta-feira. A diferença é que o primeiro coletará os dados quarta e quinta e o segundo começa as entrevistas já nesta terça.

* Na sexta-feira, quem divulga seu levantamento é o instituto Sensus, que fará o trabalho de coleta de dados num período mais alongado, de terça, 7, a sexta, 10. Oremos.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo