OBSERVATÓRIO. Eles foram bem. Mas não o ideal

OBSERVATÓRIO. Eles foram bem. Mas não o ideal - bisogno-para-OBSERVATÓRIO-site

Bisogno, 17 mil votos (3,3 mil fora). Bem, mas insuficientes para chegar à vitória

51,2 mil. Esse o número total de votos obtidos pelos cinco vereadores da comuna que se candidataram a deputado, no pleito do último domingo. Desses, 35,2 mil foram obtidos nas 600 urnas de Santa Maria. Praticamente 70% da votação, tomando o total dos candidatos, aconteceu aqui mesmo – e o restante em outros municípios do Estado.

O resultado político não é necessariamente ruim, se o parâmetro for o pleito para a própria Câmara, de dois anos atrás. Mas, afora ser insuficiente para obter uma cadeira no parlamento estadual (Marcelo Bisogno, Werner Rempel, Paulo Denardin e Manoel Badke) ou federal (Ovídio Mayer), o resultado denota a absoluta necessidade de ampliar a articulação regional, dando esse caráter às candidaturas locais.

É, pensa o colunista, o ensinamento que fica para todos os que, daqui quatro anos, pretendam buscar um lugar na Assembleia Legislativa ou Câmara dos Deputados. Simples não é. Mas, com certeza, é imperioso que assim ocorra. Do contrário, novas derrotas serão registradas.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *