ColunaObservatório

OBSERVATÓRIO. Alemães não paravam de chegar

Isso é história!

Final de 1840 (data indeterminada) – O professor alemão Frederico Schneider funda o Colégio Central, que perdurará até 1.888.

Final de 1840 (data indeterminada) – Continuam a chegar alemães à povoação, entre eles Felipe Leonardo Niederauer, vindo da Colônia Três Forquilhas, no município de São Domingos de Torres (*). Curtidor de profissão, foi residir numa casa da Rua Pacífica, atual Bozano, e montou curtume no terreno atualmente ocupado pela sede da Companhia Estadual de Enervia Elétrica, na rua Venâncio Aires, então fundos da sua residência.”

(Da terceira edição do livro “Cronologia Histórica de Santa Maria e do extinto município de São Martinho”, de Romeu Beltrão)

(*) NOTA DOS EDITORES: Philipp Leonhard Niederauer veio de Dois Irmãos, para onde se mudara, em 1830, depois de quatro anos em Três Forquilhas. Chegou a Santa Maria no primeiro trimestre de 1.840, trazendo a esposa, três filhas e uma enteada. O filho João Niederauer sobrinho, 12 anos, ficara em São Leopoldo, continuando seus estudos (Brenner, 1995, p.86,90).”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo